Polícia Federal investigará incêndio em aldeia indígena em São Joaquim de Bicas

0
986
Estadão

Um incêndio atingiu a aldeia indígena Naõ Xohã em São Joaquim de Bicas, neste final de semana. Em vídeo que circula na internet, é possível perceber o desespero de uma indígena, que registrou a cena. “Além de nos ameaçar, ainda colocaram fogo em nossa reserva ambiental”, lamenta.

Por meio de nota enviada ao Portal Agita a assessoria de imprensa da Fundação Nacional do índio (Funai), informou que desde que tomou conhecimento do ocorrido, já encaminhou servidores, que se encontram desde ontem no local, para acompanhar os indígenas e atuar dentro de suas atribuições legais de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas.

Investigação

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a PF foi acionada, compareceu ao local, onde efetuou diligências preliminares, como levantamentos e perícias. Ainda segundo a PF, será instaurado inquérito policial para apurar os fatos.

Na madrugada deste domingo(7) a tribo Pataxó de São Joaquim de Bicas , que já havia sido duramente afetada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho , foi atingida por um incêndio em sua aldeia Naô Xohã. Ainda não há confirmações sobre como o fogo teve início, mas há suspeitas que seja criminoso. O caso está sendo apurado pelo cacique da tribo indígena !Vídeo: Yura Marubo

Posted by Igarapé Online Noticias on Sunday, July 7, 2019

Estado inicia formação de servidores para atuar junto à comunidade Pataxó Hã Hã Hãe, em São Joaquim de Bicas