
Chegar aos 100 anos é para poucos, mas imagine comemorar o 106º aniversário. Dona Maria de Almeida Campos é exemplo de longevidade. Ela nasceu em 18 de maio de 1914, no município de Betim. Filha de Pedro Ferreira de Almeida e Alice Altina da Silva, ela se uniu em matrimônio com Joviano José Campos e foi morar em Vila Rica, hoje bairro São José, em São Joaquim de Bicas. De lá, mudou-se para Igarapé em 1976, cidade que aprendeu a amar, onde viveu com seu esposo durante 75 anos, chegando a comemorar bodas de brilhante.
Aos 106 anos, Dona Maria tem 12 filhos, 32 netos, 38 bisnetos e 15 tataranetos. Em Igarapé, é quase difícil encontrar algum morador antigo que não conheça pela menos um integrante da família Almeida Campos.
Segundo a família, seu maior sonho, era que suas filhas fossem professoras e motoristas, profissões que ela sempre admirou.
Graças à dedicação e amor de Dona Maria, seu sonho se tornou realidade, todas as seis filhas são professoras e motoristas, já aposentadas, após muitos anos de empenho.
Comemoração

Diante da pandemia, a professora aposentada Denise Maria, uma das filhas de Dona Maria, afirma que os familiares estão procurando preservar à idosa, que faz parte do grupo de risco pela idade, e neste ano, a família não se reuniu para celebrar o aniversário da matriarca. Por isso, filhos, netos e bisnetos utilizaram fotos de aniversários anteriores, para homenageá-la nas redes sociais.





