Betim ganhará Centro de Educação e Bem-estar Animal

0
392

Prefeitura atende sugestão da população criando espaço no Parque Felisberto Neves

Adeildo Silva

A Prefeitura de Betim está construindo o Centro de Educação e Bem-estar Animal, dentro do Parque Felisberto Neves, na região central do município – onde também funcionam o Centro de Educação Ambiental e a sede do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema). Os recursos financeiros para construção virão de empresas que se preocupam com a política de bem-estar animal.

 A área para a implantação da unidade foi definida após estudo criterioso de especialistas ambientais. O terreno escolhido foi o que apresentou  a menor relevância no impacto ambiental, por ter árvores que não são da mata nativa.

O novo centro oferecerá lar provisório para animais em situação de rua e vítimas de maus tratos. Terá 10 canis coletivos com 25 m2 cada, onde poderão ser alojados até 10 animais doentes. O espaço terá também 10 canis individuais para animais mais bravos; 10 canis individuais para cadelas prenhas e/ou com filhotes; um gatil de 21 m2; um viveiro para aves; um centro para castração; um consultório veterinário; espaço reservado para quarentena, e um local para eventos de adoção de cães e gatos.

A Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos) prepara agora a terraplanagem do local. Nessa primeira etapa, foi necessária a supressão de 29 árvores não nativas da área, o que foi feito com a autorização do Codema. Elas serão compensadas com o plantio de 58 novas mudas originárias da flora local.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e também presidente do Codema, Ednard Barbosa, explicou que “para a construção do centro, a prefeitura acolheu as antigas reivindicações da população de Betim, que, não só pedia um espaço para abrigar os animais em situação de rua, como também que esse fosse construído dentro do parque”.

Compromisso sustentável

Em 2018, segundo informou o secretário, foi apresentado o Plano Diretor da Cidade, elaborado com ampla participação da população. Nele, consta a proposta da criação dos corredores da biodiversidade, também chamados de corredores ecológicos, com a função de aproximar os betinenses, ainda que em área urbana, de locais arborizados, aumentando a qualidade de vida. “Isso mostra que a gestão atual ouve e procura atender, dentro do que é possível os desejos da sua gente e está preocupada com o desenvolvimento sustentável, preservação e recuperação do meio ambiente em Betim.”

A Prefeitura de Betim, por meio da Semmad, também vem priorizando as metas do Plano de Arborização Municipal e já realizou o plantio de 10 mil mudas de árvores, entre outubro de 2017 e março de 2018. Já o plantio iniciado em novembro de 2018, com previsão de conclusão em março de 2019, será de novas 17 mil mudas por toda a cidade.

Gestão do Parque Felisberto Neves

O Parque Felisberto recebeu, desde janeiro de 2017, diversas benfeitorias:

  • revitalização da guarita;
  • manutenção do portão de acesso;
  • manutenção do sistema interno de Câmeras (CFTV);
  • ampliação do Centro de Educação Ambiental;
  • implantação de jardins com bancos, proporcionando a interação da população com a vegetação local;
  • plantio de diversas árvores e palmeiras, principalmente para oferta de alimentos para a fauna local;
  • revitalização do jardim na portaria de acesso;
  • instalação de placa e outdoor identificativos na entrada do parque;
  • pintura da calçada e dos meios-fios em toda a extensão do parque na lateral da avenida Edméia Mattos Lazzarotti;
  • manutenção mensal de todo o jardim.

Benfeitorias previstas para 2019:

  • instalação de nova cerca em toda a extensão do parque, ao longo da rua São Paulo, uma vez que o gradil que lá existia foi furtado;
  • fechamento do parque, por meio da construção de muros, nas ruas do Bairro Jardim Brasília que lhe são limítrofes, visando coibir invasões; e
  • melhorias na rede de energia elétrica da via interna.

Leia também:

Superintendência de Proteção e Bem-estar Animal de Betim ganhará sede