Vittorio Medioli anuncia a compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik

0
1624

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, anunciou por meio de live nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (11), que o município está adquirindo 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik.

A expectativa da administração municipal é imunizar 600 mil pessoas – as que residem em Betim e, também, a população flutuante, já que a cidade é reconhecida como um importante polo industrial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é que os lotes da vacina cheguem em abril. A compra do imunizante foi possível depois da sanção da MP das Vacinas e da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou, em fevereiro, que estados e municípios compram e distribuam imunizantes contra a covid-19.

Serão investidos R$ 11,6 milhões na compra da Sputinik. Os recursos são oriundos da anistia fiscal, iniciativa que está sendo realizada pela prefeitura até o fim deste mês.

“Os municípios foram autorizados a comprar as vacinas. Hoje (quinta), tivemos uma reposta positiva do governo russo para comprarmos 1,2 milhão de doses. Eles aceitaram o nosso pedido. Acreditamos que as vacinas cheguem na segunda quinzena de abril. Com essa quantidade, vamos vacinar 600 mil pessoas, sendo toda a população de Betim e também a população flutuante do município”, ressaltou Vittorio Medioli.

Eficácia comprovada

Reuters

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Rússia, a Sputnik V, revelou uma eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da doença, segundo resultados publicados  na revista médica The Lancet e validados por especialistas independentes.

Para fazer a compra, a prefeitura de Betim se baseia no projeto de lei 534/2021, aprovado no Congresso e sancionado nesta quarta-feira (10). A lei permite a compra por estados, municípios e pelo setor privado de vacinas contra a Covid-19 com registro ou autorização temporária no Brasil.