
Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Seriado UFMG 2025-2027, processo seletivo adicional para ingresso nos cursos de graduação da Universidade. Os candidatos poderão se inscrever até 19 de setembro, pelo link disponível no site da Diretoria de Processos Seletivos (Copeve). As provas estão agendadas para 14 de dezembro.
Todos os estudantes em situação regular no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) — caso daqueles que participam do programa Pé-de-meia — terão isenção integral da taxa de inscrição, de R$ 150. Basta informar número válido no ato da inscrição e acompanhar a confirmação. Os demais estudantes das escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada terão desconto de 50% do valor da taxa, independentemente de comprovação de renda. Será preciso apresentar declaração assinada pelo responsável da escola, em papel timbrado, conforme o item 2.3.2 do edital. A solicitação de isenção da taxa deve ser feita até 27 de agosto, no sistema de inscrição. As orientações e a documentação para comprovar a condição estão descritas no item 2.3 do edital.
As provas abrirão o ciclo de avaliações anuais consecutivas. A Etapa 1 corresponde aos conteúdos programáticos da primeira série do ensino médio, conforme definido no Documento Norteador da Etapa 1. As provas correspondentes à segunda e à terceira séries serão aplicadas em 2026 e 2027, respectivamente. Podem se inscrever todos os estudantes ou egressos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente de quando tenham cursado a primeira série ou concluído a educação básica. Inscrições de treineiros não serão aceitas.
Vagas
O Seriado UFMG ofertará 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da Universidade e coexistirá com a seleção que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e com os demais processos seletivos existentes. Por se tratar de avaliações dirigidas a grupos específicos, as licenciaturas de Educação do Campo, Formação Intercultural de Educadores Indígenas e Letras-Libras não participam do Seriado UFMG. Os estudantes aprovados a partir das três etapas do ciclo 2025-2027 vão ingressar em 2028. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Universitário (Resolução 01/2025, de 30 de janeiro) e busca diversificar as formas de ingresso e ampliar a inclusão de estudantes de escolas públicas. O modelo considera experiências de universidades como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Na Etapa 1 do ciclo 2025-2027 serão avaliados os conteúdos da primeira série do ensino médio. Em 2026, as provas da Etapa 2 versarão, predominantemente, sobre a segunda série (com incidência também dos conhecimentos da primeira). Nesse mesmo ano, serão aplicadas as provas da Etapa 1 do ciclo 2026-2028. Em 2027, a Etapa 3 abrangerá os conteúdos dos três anos do ensino médio, encerrando o ciclo 2025-2027; continuarão as avaliações do ciclo 2026-2028 e terá início o ciclo 2027-2029. No ato de inscrição para a última etapa, já conhecendo as notas obtidas nas etapas anteriores, o candidato deverá escolher o curso e a modalidade de vaga.
Provas serão realizadas em Betim, BH e em outras cinco cidades
As provas do Seriado UFMG serão aplicadas em Belo Horizonte, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Todos os locais serão preparados para oferecer a estrutura necessária à participação dos candidatos, incluindo aqueles que demandarem condições especiais para realização das provas, conforme o item 2.5.5 do edital. Essas cidades foram escolhidas com base em estudo que identificou as localidades com o maior número de inscritos no Sisu UFMG nos últimos três anos. A expectativa é incorporar gradualmente outros municípios já a partir de 2026.
A operacionalização de estrutura e logística para aplicação das provas da Etapa 1 contará com a parceria da Pró-reitoria de Administração, da BHTrans e da Polícia Federal para transporte e escolta dos cadernos até os locais de aplicação. A Copeve tem expertise na realização dos processos seletivos próprios da UFMG.
O edital foi formulado com base nas contribuições de duas comissões instituídas em abril: a de Estrutura das Avaliações, composta por 32 docentes da UFMG e das escolas de educação básica, que elaborou o Documento Norteador da Etapa 1 — baseado na BNCC, no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), na Matriz de Referência do Enem e nos Planos de Curso 2025 da Secretaria de Educação de Minas Gerais —, e a de Operacionalização, que atua em conjunto com a Copeve para gerenciar todo o processo.
Leia o edital, incluindo a versão em Libras, nos sites da Copeve e do Seriado UFMG.



