Vacina contra HPV é oferecida gratuitamente para meninos com idade de 12 a 13 anos

0
1044

O Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina contra o HPV. Agora, meninos com idade entre 12 e 13 anos também poderão ser imunizados gratuitamente. Serão disponibilizadas duas doses com o intervalo de seis meses. Para receber a imunização basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e apresentar o cartão de vacinas. Os pais também devem ficar atentos à nova faixa etária para as meninas serem vacinadas contra o vírus. Agora, a idade é entre 9 e 14 anos, com a aplicação de duas doses com o intervalo de seis meses.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país da América do Sul a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. O vírus é altamente contagioso e a transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada. Cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV, e a vacinação é a forma mais eficiente de proteção.

Vacinação contra meningite C

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra alteração no calendário de vacinas é a inclusão da meningocócica C, que protege contra a meningite causada pelo meningocócico tipo C. Adolescentes com idade entre 12 e 13 anos devem receber a dose única da vacina nas Unidades Básicas de Saúde do município. É importante levar o cartão de vacinação.