Vacimóvel aplica dose de reforço da vacina contra a covid-19 para públicos prioritários em Betim

0
157
Arquivo / PMB

O Vacimóvel da Prefeitura de Betim fará, nesta semana, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para públicos prioritários. Entre segunda (22) e quinta-feira (25), o posto-volante percorrerá residências inclusivas e instituições de longa permanência para a vacinação de residentes e trabalhadores. Na sexta-feira (27), o Vacimóvel imunizará as pessoas privadas de liberdade e os profissionais da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Betim. Nesses dias, a vacinação será exclusiva para os públicos das instituições. 

Além da aplicação da vacina bivalente contra a covid-19, a equipe do Vacimóvel fará a atualização da situação vacinal do público atendido. Após a avaliação do cartão de vacinas de cada pessoa serão aplicados os imunizantes de rotina que estiverem em atraso. 

Desde 1º de janeiro, conforme definição do Ministério da Saúde, a dose de  reforço da vacina contra a covid-19 está disponível apenas para os grupos prioritários, formados por pessoas que são mais vulneráveis à doença, com maior risco de infecção e de evolução para formas graves, além de  pessoas que estão mais expostas ao vírus e indivíduos considerados pelo órgão federal como mais vulneráveis na realidade brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Profissionais de saúde; residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência/residências inclusivas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos e quilombolas; pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; profissionais do sistema prisional e pessoas em situação de rua podem receber uma dose anual do imunizante contra a covid-19. Já pessoas a partir de 5 anos de idade imunocomprometidas; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas podem receber o reforço a cada seis meses. 

*Com informações de PMB