Unimed-BH tem mais de 90% dos leitos de Covid-19 ocupados; antigo Hospital da Unimed do centro de Betim será reaberto ainda neste mês

0
1432
Unimed BH/Divulgação

Nos últimos dias, o aumento do número de casos de Covid-19 tem provocado uma sobrecarga tanto na rede pública, quanto na rede privada de saúde.

Diante desse cenário, a Unimed-BH tem tomado medidas emergenciais com o objetivo de priorizar vidas e evitar a falta de recursos. A Cooperativa informou que, nos últimos dias, a taxa de ocupação em sua rede própria foi superior a 90% nos leitos de UTI destinados a pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19.

Por isso, desde o dia 8 de março as cirurgias eletivas foram suspensas, inclusive na sua rede prestadora (cirurgias de urgência e de tratamento de doenças cardiovasculares e oncológicas foram mantidas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Cooperativa, ainda no mês de março, o Hospital Unimed Betim (unidade Centro) será reaberto. Serão inaugurados 18 novos leitos de internação, destinados exclusivamente aos pacientes diagnosticados com coronavírus. O Hospital tem capacidade de ampliação para até 36 leitos.

Alerta

Por meio de nota, a Unimed reforçou o alerta para a importância do envolvimento de toda a população no combate à COVID-19 e tem orientado permanentemente sobre a necessidade de manter as medidas de prevenção, especialmente o isolamento social e o uso de máscaras.

“Estamos vivendo um dos piores momentos da pandemia da COVID-19 no Brasil. A Unimed-BH como empresa de saúde com atuação em Belo Horizonte e região metropolitana, com mais de 1,3 milhão de clientes, tem se posicionado ativamente no enfrentamento à doença. Estamos acompanhando diariamente os dados epidemiológicos e o agravamento da situação pelo Brasil. O cenário também é crítico em várias regiões de Minas Gerais, com hospitais com 100% de ocupação de leitos. A adoção de lockdown e toque de recolher em diversos municípios da região metropolitana são um reflexo da gravidade do momento”, finaliza a nota .

Ações da Unimed no enfrentamento à Covid-19:

  • Em abril, será aberta uma nova unidade de pronto atendimento no Centro de Promoção da Saúde – Unidade Pedro I.
  • Contratação imediata de profissionais para a linha de frente: atualmente são mais de 150 vagas abertas.
  • Criação de novos leitos de UTI respiratória no Hospital Unimed – Unidade Betim e Hospital Unimed – Unidade Contorno.
  • Adequação de leitos para internação clínica de pacientes adultos com suspeita ou confirmação da COVID-19 no Hospital Infantil São Camilo Unimed.
  • Criação de um serviço de pronto-consulta para as pequenas urgências clínicas nos Centros de Promoção da Saúde unidades Santa Efigênia e Pedro I, com funcionamento durante 7 dias por semana das 9h às 21h.
  • Desde o início da pandemia, a Cooperativa oferece aos seus clientes o serviço de Consulta On-line Coronavírus, que já realizou 245 mil consultas on-line desde março de 2020, e o telemonitoramento de pacientes com suspeita e confirmação da COVID-19.

Além de sua estrutura própria, a Unimed-BH conta também com uma rede de hospitais credenciados da região para atender aos seus pacientes.