Unidades Básicas de Saúde de São Joaquim de Bicas recebem apoio no combate à pandemia

0
741
Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde de São Joaquim de Bicas terão um reforço importante a partir desta sexta-feira, 13 de agosto. Elas receberão kits de materiais para educação em saúde pelo Programa Ciclo Saúde da Vale. O objetivo é contribuir para a disseminação de informações corretas sobre a vacinação contra a Covid-19, apoiando os municípios na mobilização da população para tomar a vacina nas doses necessárias.

O kit é composto por um totem para álcool em gel, um mural de informações para a sala de espera e um display de balcão. Tanto o mural quanto o display serão entregues com informes temáticos sobre a vacinação contra a Covid-19, mas o objetivo é que sejam ferramentas de divulgação de materiais produzidos pelas Secretarias Municipais de Saúde ou pelas próprias equipes.

Ciclo Saúde

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A distribuição do material educativo é apenas uma das iniciativas do Programa Ciclo Saúde que, desde 2019, fortalece a Atenção Básica em comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I e territórios evacuados. As primeiras ações do programa aconteceram em Brumadinho, Sarzedo e Mário Campos. Hoje, já são 15 municípios beneficiados, 1.255 profissionais de saúde  capacitados, mais de 4,6 mil equipamentos doados e 143 Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendidas.

“Atuamos para fortalecer a atenção básica dos municípios oferecendo apoio à gestão, capacitação permanente aos profissionais de saúde e equipagem de 100% das Unidades Básicas de Saúde”, explica a gestora do programa na Reparação da Vale, Juliana Bahia. “Essa ação reforça o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das comunidades atingidas”, completa.

Territórios onde o Ciclo Saúde atua

Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Itabirito, Barão de Cocais, Nova Lima (Macacos), São Joaquim de Bicas, Paraopeba, Pará de Minas, Pompéu, Inhaúma, Fortuna de Minas, Morada Nova de Minas, Papagaios e Pequi.

Raio-X do Ciclo Saúde

  • 1255 profissionais de saúde capacitados nos temas de atenção, prevenção e promoção da saúde;
  • 631 horas de formação;
  • 127 oficinas já realizadas;
  • Cerca de 4.612 equipamentos entregues entre itens para atendimento, como macas, termômetros, nebulizadores, otoscópios, eletrocardiógrafos, ultrassom odontológico, mobiliário e tablets
  • 143 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendidas.