Unidades Básicas de Saúde abrem na tentativa de desafogar emergências em Betim

0
857

Aproximadamente 290 atendimentos foram realizados; destes, mais de 200 pacientes deixaram de aguardar por consultas nas UPA´s

Divulgação/PMB

Nove unidades básicas de saúde estiveram abertas, em Betim, neste fim de semana, para atender pessoas com sintomas respiratórios, problemas leves de saúde, além de pequenas urgências. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 281 pacientes foram atendidos nesses dois dias e 13 necessitaram de transferência para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital de Campanha (Cecovid 2) e Hospital Orestes Diniz – todos no município.

Segundo o secretário adjunto de saúde, Augusto Viana, o objetivo da prefeitura é tentar aliviar a pressão sobre as emergências dos prontos atendimentos. A mesma ação ocorrerá nos próximos três finais de semana. “Essa iniciativa é prevista no nosso Planejamento Municipal de Enfretamento à Pandemia, que tivemos que colocar em prática neste momento em que o município enfrenta a pior fase com relação ao aumento expressivo do número de casos e, em consequência disso, a alta ocupação de leitos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nossa taxa de ocupação dos leitos continua acima de 90% no Hospital de Campanha e no Centro de Cuidados Intensivos, com mais de 80% dos pacientes intubados. Já está em curso, desde o final da semana passado, a nova fase de ampliação de leitos de UTI no município. A meta da secretaria é disponibilizar um total de 160 leitos para tratamento de pacientes graves  a partir do próximo dia 5”, esclarece o secretário.

Mais de cem profissionais estiveram envolvidos na ação emergencial. Dentre eles, servidores dos quadros da saúde e da segurança patrimonial, além de agentes de higienização e transporte sanitário.

A vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara, visitou as unidades de saúde em funcionamento entre sábado e domingo. “Faço questão de agradecer, pessoalmente, a estes profissionais que, de forma humanitária, abriram mão do descanso do fim de semana para atender à população que busca apoio nesse momento tão difícil. Nossas unidades de saúde estarão abertas para todos que precisarem de atendimento. Estamos em guerra contra o coronavírus”, destacou.

Ela também fez um alerta sobre necessidade do cumprimento das medidas restritivas impostas pelo decreto municipal. “A população precisa contribuir e se cuidar. O poder público já tem feito a parte dele há um ano, mas ainda vemos muitas pessoas sem máscara pelas ruas e estabelecimentos comerciais descumprindo a lei. Isso não pode continuar”, finalizou Cleusa Lara.