O Governo de Minas Gerais está mobilizado para prestar atendimento às vítimas e suporte aos familiares do grave acidente ocorrido na madrugada deste sábado (21), no quilômetro 285 da BR-116, em Lajinha, no município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A tragédia resultou na confirmação de 38 mortes até o momento.
A força-tarefa envolve diversas instituições, como a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Gabinete Militar do Governador (GMG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) ativou o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Este protocolo é acionado em situações de grandes desastres, preparando a equipe para receber um elevado volume de pacientes simultaneamente. O hospital dispõe de vagas no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e no bloco cirúrgico em prontidão.
Além disso, as aeronaves do Gabinete Militar do Governador estão à disposição para eventuais necessidades de transporte de pacientes.
Zema se solidariza com as famílias
Por meio das redes sociais, o governador Romeu Zema manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e destacou o trabalho incessante das Forças de Segurança no atendimento à ocorrência.
“Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, afirmou o governador.
Sobre o acidente
A colisão, registrada às 3h30, envolveu três veículos: um ônibus, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro. O impacto resultou em uma das maiores tragédias rodoviárias do estado em 2024, mobilizando equipes de resgate e autoridades estaduais para o local.