Telecovid Betim já realizou quase três mil atendimentos

0
652

Serviço, criado há pouco mais de três meses pela prefeitura, orienta profissionais e população sobre a prevenção ao novo coronavírus

Adeildo Silva

O Telecovid Betim, serviço de atendimento telefônico criado durante a pandemia de Covid-19, já realizou quase 3.000 atendimentos para orientar e esclarecer dúvidas sobre a doença. Com 18 profissionais de saúde e seis linhas de atendimento, a instalação da central é uma das medidas adotadas no município para o enfrentamento do novo coronavírus destinada atender às demandas da população, dos profissionais de saúde e dos estabelecimentos comerciais.

Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 9, o serviço atendeu 2.779 chamadas desde que foi criado, no final de março. A maior demanda dos atendimentos é por orientações gerais da população, que reflete 62% das chamadas. Orientações à população frente a sintomas correspondem a 20%; orientações aos profissionais de saúde, 8%; orientações aos estabelecimentos comerciais, 8% e discussões de casos com profissionais, 1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretora de Regulação, Controle e Avaliação da Saúde, Fernanda Oliveira, esclarece que o canal não é para teleconsultas, ou seja, não é feita uma consulta médica por telefone. “Realizamos orientações e esclarecemos as dúvidas dos usuários, principalmente sobre os sintomas da doença, as medidas de precaução, qual unidade de saúde procurar em caso de sintomas, entre outras. Em caso de necessidade de atendimento médico, sempre orientamos a procurar uma das unidades da rede de saúde do SUS Betim”, explica.

Ela ressalta que, além do atendimento aos usuários, o serviço também auxilia nas dúvidas dos profissionais de saúde, em relação ao manejo clínico da doença, o fluxo assistencial e o uso de equipamentos de proteção. “Estamos atendendo também às demandas dos estabelecimentos comerciais, para explicar sobre as medidas sanitárias que devem ser tomadas, como o uso de tapetes sanitizantes, regras de distanciamento e orientações sobre as normas dos decretos municipais”, acrescenta.

Qualquer pessoa, profissional de saúde ou comerciante que precise de esclarecimentos sobre a Covid-19, pode entrar em contato com o Telecovid Betim pelo telefone 3512-4992. O serviço funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

Adeildo Silva

Telecovid Betim
Telefone:
3512-4992.
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h.