Sucesso! Com alegria e segurança, Pré-Carnaval de Betim reúne mais de 18 mil foliões

0
112

A folia tomou conta da Rua do Rosário, no bairro Angola, no último fim de semana. Realizado pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), o Pré-Carnaval 2024 provou que a tradição da festa mais popular do Brasil foi resgatada em grande estilo na cidade. Com público flutuante de mais de 18 mil pessoas nos dois dias, o evento reuniu 16 blocos de rua – três a mais que na última edição – de diferentes estilos que entregaram muita música, figurinos criativos, batuque, samba no pé e animação.

A festa também deu show de organização, com segurança e monitoramento reforçados para garantir a diversão pacífica de crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, as equipes de limpeza urbana da prefeitura entraram em ação para garantir que resíduos de confetes, serpentinas e outros produtos comuns do Carnaval fossem retirados do espaço para a retomada das atividades normais de moradores e comerciantes da via.   

“O Pré-Carnaval Betim 2024 foi incrível. Tivemos uma participação expressiva da população, com pessoas de todas as idades, sobretudo muitas famílias reunidas na Rua do Rosário num clima de festa e de paz. Neste ano, os blocos receberam um incentivo três vezes maior em comparação com o ano passado, o que contribuiu para que se preparassem ainda melhor, levando ao circuito desfiles inesquecíveis. A ação conjunta da Secult com a Guarda Municipal e a Ecos foi um diferencial para toda essa atmosfera positiva que certamente propiciou a foliões, comerciantes e organizadores memórias muito felizes e marcantes”, comemora a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segurança reforçada

Mais de cem efetivos, nove viaturas, uma base móvel de monitoramento com câmeras – instalada na Praça São Cristóvão – e um drone que sobrevoava toda a Rua do Rosário foram mobilizados pela Guarda Municipal para garantir a proteção dos cidadãos no Pré-Carnaval. A corporação contou com a atuação de 115 agentes no sábado (3) e 125 no domingo (4). O esquema especial de segurança trouxe resultados. “Registramos apenas duas ocorrências, ambas no domingo: um furto de celular e um episódio de lesão corporal, porém sem gravidade. Neste ano, contamos com uma estrutura de segurança maior para garantir a segurança do público, que respeitou os horários da festa. Todos os bares e estabelecimentos comerciais também cumpriram o decreto. Para esse perfil de evento, com tantas pessoas reunidas, é um balanço extremamente positivo”, salienta o comandante da Guarda Municipal de Betim, Anderson Reis.

Além da atuação da Guarda Municipal, a prefeitura estabeleceu outras normas de segurança, como a proibição, para todos que transitavam pelo circuito, do porte de embalagens de vidro e de objetos pontiagudos e cortantes. E para incrementar a segurança, uma equipe privada composta por 20 brigadistas e 60 seguranças reforçou os trabalhos nos acessos à festa. Agentes do 33° Batalhão da Polícia Militar também estiveram presentes nas imediações da festa. 

Limpeza urbana

Mais de 600 sacos de resíduos referentes aos dois dias de festa foram recolhidos pelas equipes de limpeza urbana. A Rua do Rosário também foi lavada com um caminhão pipa ainda na noite desse domingo (4). Nesta segunda-feira (5), as equipes de varrição percorreram todo o circuito dos blocos e as ruas adjacentes para remover resíduos como confetes e serpentinas das vias. Ao todo, 50 profissionais da limpeza urbana trabalharam no evento. Todas as ruas interditadas foram liberadas para o trânsito após o evento. 

Cobertura

A cobertura fotográfica do Pré-Carnaval 2024 você confere em breve, aqui em nosso site.