Solidariedade! Em Igarapé, voluntários se unem e reconstroem casa de idosa que vivia com a família em situação precária

0
1024
O antes e o depois. Por: Gabriela Gomes – Fotos: Fredislander Lima

A vontade de ajudar uniu um grupo de moradores de Igarapé. A mobilização aconteceu após dona Vera Marques, de 65 anos, divulgar um vídeo nas redes sociais pedindo doações para seus netos. Ela conta que, apensar da idade, ainda não conseguiu se aposentar, além disso, cuida de dois netos pequenos, por isso, estava num momento de dificuldade financeira.

O servidor público, Ronaldo Cruz, se comoveu com o pedido e, ao levar as doações, viu que a idosa e sua família viviam em condições precárias. Foi daí que surgiu a ideia de buscar apoio de outras pessoas para reconstruir a casa e garantir uma moradia mais digna.

De acordo com informações da Defesa Civil de Igarapé, a residência, localizada no bairro Novo Horizonte Norte, já tinha sido interditada em julho, após uma solicitação de vistoria requerida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo o relatório do órgão, na vistoria técnica, a casa apresentava “o risco iminente de colapso”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mãos à obra

Além da casa, a família também ganhou móveis novos.

 “Criamos um grupo de voluntários no WhatsApp, que depois de um tempo já contava com cerca de 20 integrantes”, explica Ronaldo.

 “Iniciamos a campanha pedindo doações de sobras de materiais de construção. Após uma divulgação no Facebook sobre o andamento da obra da reconstrução da casa, passamos a receber ainda mais doações, de itens como tijolos, além da mão de obra, de empresários da cidade que se solidarizam com a causa”, comenta.

A casa foi entregue à família de Dona Vera no último dia 5 deste mês, além da construção da nova residência, eles também ganharam móveis novos, eletrodomésticos, alimentos, materiais de limpeza e outros itens. Luiz Pires, 51 anos, esposo de Vera, que está desempregado, afirmou que ele e sua família ficaram muito satisfeitos pela casa nova e pelo gesto solidário.