Sindicato mantém Greve na rede municipal de ensino de Betim

0
744
Reprodução/Facebook

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (12), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Betim (Sind-UTE), decidiu por manter a Greve na rede municipal de ensino.

De acordo com um vídeo publicado por um dos integrantes do sindicato, até a noite de quarta-feira, o governo municipal não havia enviado uma proposta para a categoria. “Todas as categorias da educação em Betim tem péssimos salários, secretário escolar, professores e funcionários do apoio técnico”, ressalta Luiz Fernando, do Sind-UTE Betim.

Procuramos a assessoria de imprensa do Sind-UTE, para que detalhasse quais são as principais reivindicações da categoria, mas até o momento não houve nenhuma manifestação sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resposta da prefeitura

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação, informou que nenhum servidor do município de Betim recebe menos que o salário mínimo nacional. Mesmo  diante de um cenário econômico desfavorável, a administração municipal já anunciou, no último dia 3,  um aumento de 5% nos vencimentos de todas as categorias, incluindo aposentados e pensionistas. O reajuste deve injetar cerca  de R$ 30 milhões, por ano, na economia da cidade.

Com relação aos vencimentos dos profissionais da educação infantil, nos últimos dois anos, a prefeitura informou que garantiu reajuste salarial gradativo que fará com que os vencimentos dos professores da educação infantil sejam equivalentes ao piso salarial nacional em 2020.

A Prefeitura de Betim reafirma sua disposição em manter comunicação constante com os professores. Desde a última segunda-feira, 10, o diálogo foi ampliado com a participação das secretarias de Governo, Gabinete e a de Finanças, Planejamento, Gestão, Orçamento e Obras Públicas, além da Procuradoria Geral.

“É importante destacar que a administração municipal conta com a participação da categoria na construção de políticas que transformem Betim numa cidade cada dia mais educadora”, finaliza a nota.