Secretaria de Saúde de Igarapé volta a vacinar contra a Covid-19

0
280

O município recebeu 270 doses da Coronavac para reposição de estoque

Ascom/PMI

A Prefeitura de Igarapé retomou na tarde desta segunda-feira, 22, a vacinação contra a covid-19, no município. Pela manhã, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde retiraram na Central de Vacinas do Estado, 270 doses da vacina Coronavac, que começaram a ser aplicadas, já nesta segunda-feira, em profissionais de saúde do município, que estão recebendo a segunda dose. A prefeitura deve retomar a vacinação de idosos com 90 anos ou mais, no sistema drive thru e em domicílio, a partir da próxima terça-feira.

As vacinas foram liberadas emergencialmente pelo Governo do Estado para repor o estoque que foi comprometido pela pane constatada, no início da semana passada, no refrigerador onde estavam acondicionadas as vacinas. “Agradecemos o governador Romeu Zema e a equipe da Secretaria de Estado da Saúde pela solidariedade e pela prontidão em liberar novas doses para darmos continuidade a campanha de vacinação em Igarapé”, afirmou o prefeito Arnaldo Chaves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele lamentou o incidente, cujas causas estão sendo apuradas pela Polícia Civil e o Ministério Público e também por meio de sindicância interna instaurada pelo município, que pretende dar total transparência ao esclarecimento dos fatos. “Infelizmente ocorreu esta falha técnica no equipamento, que nunca gostaríamos que tivesse acontecido, e que estamos averiguando as causas para melhorar o processo, o controle e a vigilância para que não ocorra mais. Com certeza, serviu de alerta também para tantos outros municípios”, destacou.

As novas doses ficarão acondicionadas em refrigeradores transferidos para a UPA Vale do Amanhecer, sob a vigilância e monitoramento durante 24 horas todos os dias por profissionais da Saúde. No local foram instalados sistema de alarme sonorizado e de vigilância interna com câmaras de segurança, além de sirene luminosa fora da sala da câmara fria.

Público alvo

Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, das 270 doses da vacina Coronavac recebidas, 118 serão para aplicação da segunda dose e 152 para a aplicação prioritária de primeira dose em idosos com 90 anos ou mais, ressalvando que 6% delas também serão usadas para imunizar trabalhadores da Saúde.

Até hoje, o município já havia aplicado 468 primeiras doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca, e 100 segundas doses da Coronavac.