Secretaria de Saúde de Igarapé reúne-se com empresas que estão submetendo funcionários a testes do coronavírus

0
1213
Ascom/PMI

A Prefeitura de Igarapé reuniu-se, nesta quarta-feira (6),  com empresas da cidade que estão submetendo funcionários a testes para diagnóstico da covid-19. O motivo da reunião foi alinhar Protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria  de Estado da Saúde, que  vem sendo seguidos – rigorosamente – pelos órgãos sanitários do município para lidar com a pandemia  do coronavírus.

O encontro, no auditório da Prefeitura, contou com a presença de gestores municipais, além de representantes da Mineração Morro do Ipê  e  da Fornac.

A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Palhares, destacou a importância  do alinhamento de condutas  com os órgãos  de saúde pública, para que as ações tenham maior eficácia  e sejam uniformes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Como os protocolos de manejo para lidar com a covid-19 estão em constante mudança, é importante que vocês estejam em contato com a Saúde do município, para que não haja fluxogramas paralelos”.

A coordenadora da Vigilância em Sáude de Igarapé, Lívia Andrade, ao falar da importância de seguir os protocolos oficiais, lembrou que tudo é muito novo: vírus, testes e diagnósticos. “Até mesmo infectologistas com larga experiência ainda não têm respostas para todas as nuances que cercam o coronavírus, daí a importância de seguir o padrão nas condutas”.

O procurador do município, Vinícius Caldeira, enfatizou que além da saúde pública, o descumprimento  das condutas oficiais podem levar a incidências jurídicas de responsabilização. “O prefeito, bem como outros gestores municipais podem até mesmo ter que responder judicialmente caso as normas do Protocolo de Manejo do  Ministério da Saúde sejam descumpridas e ocorra um surto na cidade ”, advertiu.

Encontro aprovado                                                             

Médica do Trabalho na Fornac, empresa com mais de 350 funcionários, Christiane da Rocha Fortes Lopes, considerou a reunião com prefeitura extremamente produtiva por causa da maior proximidade com a Saúde pública.  “Qualquer luta se torna mais forte quando se une forças”, declarou a especialista.

À frente da Medicina do Trabalho da Mineração Morro do Ipê, José Luiz Lopes, também aprovou a reunião. “Esse esforço conjunto é muito importante principalmente para se evitar informações desencontradas”.