São Joaquim de Bicas inicia campanha de vacinação contra a gripe

0
31
Imagem ilustrativa

Na última quarta-feira (10), a cidade São Joaquim de Bicas iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a ação acontece até o dia 31 de maio. Fazem parte do grupo para receber a imunização: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores da rede pública e particular, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As doses contra a gripe estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município das 8h às 15h. É importante levar o cartão de vacina. A dose previne contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A gripe atinge o sistema respiratório, sendo uma infecção causada pelo vírus Influenza. Se a doença não for tratada pode provocar complicações graves e até a morte. Os sintomas são febre, fadiga, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e muscular.

A transmissão da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, mas também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de uma pessoa infectada, podem levar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

Contraindicações:

A vacina é contraindicada para alérgicos a ovo ou alérgicos a algum componente da vacina.