A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. As opções incluem Assistente Administrativo, Confeiteiro, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Manicure e Pedicure, Padeiro e Reparador de Eletrodomésticos.
Os cursos integram o Programa de Educação Profissional, uma iniciativa prevista no Acordo de Reparação Integral referente ao rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da Vale S/A, em Brumadinho. As aulas serão realizadas em três locais diferentes: o CRAS Nazaré, o CRAS Marques Industrial e a Escola Municipal José Antônio Júnior.
Bolsa-auxílio para os participantes
Além da formação gratuita, os estudantes matriculados terão direito a uma bolsa-auxílio de R$ 300. O benefício será pago em duas parcelas de R$ 150, condicionadas à frequência nas aulas. A primeira parcela será liberada após a conclusão de 25% da carga horária do curso e a segunda após 50% da carga horária.
O Programa de Educação Profissional é uma iniciativa do governo estadual, conduzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com a Prefeitura de São Joaquim de Bicas. A execução do projeto é responsabilidade da Vale, conforme estabelecido no Termo de Reparação.
Como participar
Para se inscrever, é necessário ter 16 anos ou mais. As inscrições podem ser realizadas online por meio do site oficial do programa ou clicando aqui. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp no número (31) 2118-5570.