
O Ibarapé – Petisco e Prosa chega à etapa final nesta semana com a realização da Saideira, que começa nesta sexta-feira (25) e segue até domingo (27), na Praça Miguel Henriques da Silva, em Igarapé. O encerramento reúne gastronomia, música e cultura e marca o fim da edição deste ano do festival, realizado pela Prefeitura de Igarapé, por meio da Associação Cidadania e Movimento.
Ao longo de setembro, o festival passou por seis estabelecimentos da cidade, que prepararam pratos especiais para a competição. O circuito foi realizado entre os dias 11 e 20 de setembro, com avaliação do público e de um júri especializado. Durante a Saideira, os seis participantes levam novamente seus pratos para a praça.
A avaliação combina a votação popular com a análise de um júri especializado, formado por três avaliadores. As visitas aos estabelecimentos são realizadas sem aviso prévio, considerando o prato concorrente e critérios como atendimento, higiene e temperatura das bebidas. A votação popular foi encerrada no dia 22 de setembro, e o resultado final considera as duas formas de avaliação.
A premiação dos três primeiros colocados será realizada no domingo (27), durante a Saideira.
Além dos seis estabelecimentos participantes do circuito, o encerramento contará com oito barracas de mestras e mestres convidados, que prepararam receitas especialmente para o evento. Ao todo, serão 14 opções gastronômicas disponíveis ao público durante os três dias.
Na programação musical, a sexta-feira (25) terá Banda Invisível, Coral Canto das Águas, Rota D3 Fuga e Wilson Sideral.
No sábado (26), sobem ao palco Guto Rodrigues, Rafael Ferrazzo, Gabriel Ravi, João Marques, Vitória Pinheiro e Pedro Motta e Henrique.
No domingo (27), último dia do festival, a programação contará com Sintonia Instrumental, Banda Municipal de Igarapé, Felipe Kamargo e Maria Cecília e Rodolfo. A noite também será marcada pela premiação dos três pratos vencedores do Ibarapé – Petisco e Prosa.
Entre os pratos que estarão disponíveis estão o Tesouro Mineiro, do Bar do Vitinho, preparado com torresmo de barriga e mandioca na manteiga de garrafa; o Abraço Mineiro, do Tropeirão Caipira, que combina lombo suíno ao molho madeira, purê de mandioca, farofa de cebola e bacon, couve refogada, geleia de abacaxi com dedo-de-moça e banana frita; e as Almôndegas do Sol, do Bar e Mercearia Pôr do Sol, acompanhadas de torradas.
Também fazem parte do circuito o Croquete de Pulled Pork, do Ciladas Burguer, feito com pernil e catupiry e acompanhado de ketchup de goiabada; o Trem de Cumê, do Buteco do Lalai, com maçã de peito, batata e farofa de bacon; e A Tal da Coxinha, do Solange Salgados e Poli Confeitos, com opções de costela e alho-poró, acompanhadas de molho aioli de limão com alho assado e geleia de goiabada com pimenta.
Entre as receitas preparadas pelas mestras e mestres convidados estão a Costelinha de Roça, de Mestra Elzane e Guinha, com molho de goiabada e purê de abóbora moranga; o Jeitim Mineiro, de Mestre Wilson Saraiva, com carne bovina assada, purê de mandioca com queijo, farofa e salada de mostarda com tomate-cereja e cebola roxa; e o Joelho Mineiro, de Mestra Aparecida Coelho e Jesus, preparado com joelho de porco, mostarda e angu.
O público também poderá experimentar o Trem Bão de Costela, de Mestra Simone Campos, com arroz de costela, farofa crocante, couve e pimenta-biquinho; a Rabada Uai, Sô!, de Mestra Giza Gouvea, acompanhada de mousseline de batata, crocante de torresmo com alho e vinagrete de cebola roxa com maçã; e a Tilápia das Gerais, de Mestra Ana Egg Hilbert, com parmegiana de tilápia, arroz e vinagrete de batata.
Completam as opções o Pão de Queijo de Tonkatsu, de Mestre Pedro Augusto, servido com geleia de bacon e rúcula, e o Pão de Minas, de Mestra Day Soares, preparado com pãozinho artesanal, queijo minas e alcatra desfiada.
A Saideira encerra a programação do Ibarapé – Petisco e Prosa reunindo os pratos que participaram do circuito, novas receitas e atrações musicais durante os três dias de evento na Praça Miguel Henriques da Silva.
Estabelecimentos participantes

Barraca 1 – Bar do Vitinho
Prato: Tesouro Mineiro
Descrição: torresmo de barriga com mandioca na manteiga de garrafa.
Barraca 2 – Tropeirão Caipira
Prato: Abraço Mineiro
Descrição: lombo suíno ao molho madeira, purê de mandioca, farofa de cebola e bacon, couve refogada, geleia de abacaxi com dedo-de-moça e banana frita.
Barraca 3 – Bar e Mercearia Pôr do Sol
Prato: Almôndegas do Sol
Descrição: almôndegas ao molho sugo, acompanhadas de torradas.
Barraca 4 – Ciladas Burguer
Prato: Croquete de Pulled Pork
Descrição: croquete cremoso de pernil com catupiry, acompanhado de ketchup de goiabada.
Barraca 5 – Buteco do Lalai
Prato: Trem de Cumê
Descrição: maçã de peito com batata, acompanhada de farofa de bacon.
Barraca 6 – Solange Salgados e Poli Confeitos
Prato: A Tal da Coxinha
Descrição: coxinhas de costela e de alho-poró, acompanhadas de molho aioli de limão com alho assado e geleia de goiabada com pimenta.
Além dos estabelecimentos participantes do circuito, a Saideira contará com oito barracas de mestras e mestres convidados, que apresentarão pratos preparados especialmente para o evento.
Barraca 7 – Mestra Elzane e Guinha
Prato: Costelinha de Roça
Descrição: costelinha com molho de goiabada e purê de abóbora moranga.
Barraca 8 – Mestre Wilson Saraiva
Prato: Jeitim Mineiro
Descrição: carne bovina assada, purê de mandioca com queijo, farofa e salada de mostarda com tomate cereja e cebola roxa.
Barraca 9 – Mestra Aparecida Coelho e Jesus
Prato: Joelho Mineiro
Descrição: joelho de porco, com mostarda e angu.
Barraca 10 – Mestra Simone Campos
Prato: Trem Bão de Costela
Descrição: arroz de costela com farofa crocante, couve e pimenta-biquinho.
Barraca 11 – Mestra Giza Gouvea
Prato: Rabada Uai, Sô!
Descrição: rabada ao molho rústico, acompanhada de mousseline de batata, crocante de torresmo com alho e vinagrete de cebola roxa com maçã.
Barraca 12 – Mestra Ana Egg Hilbert
Prato: Tilápia das Gerais
Descrição: parmegiana de tilápia acompanhada de arroz e vinagrete de batata.
Barraca 13 – Mestre Pedro Augusto
Prato: Pão de Queijo de Tonkatsu
Descrição: pão de queijo de tonkatsu com geleia de bacon e rúcula.
Barraca 14 – Mestra Day Soares
Prato: Pão de Minas
Descrição: pãozinho artesanal com queijo minas e alcatra desfiada.




