Romeu Zema apresenta potencialidades de Minas Gerais a empresários chineses durante fórum de negócios em Xangai

0
271
Aluísio Eduardo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado pelos secretários Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Aro (Casa Civil), e pelo presidente da Codemge, Sérgio Lopes Cabral, participou do painel “Minas Gerais – Estado para se investir” na abertura do Brazil China Business Forum, nesta quinta-feira (7/11), em Xangai. O evento, organizado pela Fiemg, visa fortalecer as relações entre industriais mineiros e investidores chineses, além de atrair novos negócios para o estado.

Durante sua apresentação, Zema destacou a competitividade de Minas Gerais para empreendimentos e qualidade de vida, enfatizando a experiência e o relacionamento contínuo de seu governo com o setor produtivo. “No nosso governo, tudo é muito bem analisado”, afirmou. O governador também abordou os investimentos em áreas essenciais como segurança, saúde, e educação, mencionando o programa “Trilhas de Futuro” e a expansão energética da Cemig, que recentemente aumentou em 20% o número de subestações no estado.

No evento, mais de 200 empresários e autoridades brasileiras, incluindo prefeitos e deputados mineiros, exploraram as oportunidades de negócios e investimentos oferecidas por Minas. Marcelo Aro ressaltou o histórico mineiro de valorização da liberdade e inovação, reforçando o papel do estado como polo estratégico de investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do painel inicial, a delegação mineira participou de outros debates relevantes para as relações comerciais entre Brasil e China. No painel “O Brasil sob a Perspectiva dos Investidores”, o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, e o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, discutiram a atração de novos investidores. Em outro painel, “Ampliando conexões: Oportunidades na cadeia dos Minerais Estratégicos e Terras Raras”, Lincoln Teixeira, diretor da Codemge, abordou as potencialidades mineiras no setor mineral.

Parcerias e projeções futuras

Durante a missão na China, o grupo se reuniu com representantes da LongPing High-Tech Biotecnologia, uma das líderes do mercado de híbridos de milho. Com o apoio do estado, a empresa expandiu sua participação no mercado brasileiro de milho, atingindo 22% em 2023. Desde que se instalou em Minas, em 2020, a LongPing investiu cerca de R$ 400 milhões na unidade de Paracatu, gerando mais de 500 empregos diretos e temporários. A empresa apresentou inovações que aumentam a produtividade agrícola, como sementes resistentes a patógenos e ao estresse hídrico, além de destacar seu impacto positivo na segurança alimentar na África, para onde exporta parte da produção.

O CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, afirmou que a LongPing exemplifica como Minas Gerais se beneficia da tecnologia de ponta. “Isso não só aumenta a produtividade, mas também contribui para a sustentabilidade no campo, oferecendo aos agricultores recursos avançados para otimizar suas lavouras e resultados”, destacou.

Minas Gerais e o ambiente favorável para investimentos

A missão inclui ainda reuniões bilaterais para explorar novos investimentos e expandir parcerias. As conversas, que permanecem em sigilo comercial, visam atrair empresas que possam gerar empregos e fortalecer a economia mineira. A estratégia do estado, centrada na desburocratização e no suporte aos investidores, segue reafirmando Minas Gerais como destino preferido para quem deseja investir e empreender com segurança e retorno.

*Com informações de Agência Minas