Ramacrisna abre novas inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos

0
100
Divulgação / Produtora Antenados

Quando Jaine Barbara Menezes Oliveira, de 27 anos, se inscreveu no curso de Trancista, buscava apenas uma habilidade nova para usar nos próprios cabelos. Foi no Projeto Construindo o Futuro, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Petrobras, que ela entendeu que, ali, nascia uma profissão. “Assim que acabou o curso, comecei a atender algumas vizinhas e familiares, e entendi que o que aprendi não deveria ficar só para mim”, conta. Os atendimentos começaram com o kit que ela recebeu ao final do curso, junto com o certificado. “Quando as aulas começaram, eu não estava trabalhando, mas minha mente foi se abrindo para a possibilidade de começar uma nova carreira. Então, criei um perfil profissional nas redes sociais e comecei a montar uma cartela de clientes, que foi crescendo. Em dezembro minha agenda ficou lotada”, comemora a nova empreendedora.

Jaine é uma das 573 pessoas que se certificaram nos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Instituto Ramacrisna em 2023. Ao todo, foram 27 turmas capacitadas em 9 cursos de formação, um total de 4.310 horas de aprendizado voltado para jovens e adultos em situação de risco pessoal e social em Betim e região metropolitana de BH. 

Agora, o Ramacrisna abre processo seletivo para novas turmas, com início em janeiro. Todas as capacitações são gratuitas, com certificado ao final.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Confira detalhes de cada curso:

 

Bootcamp – Empreendedorismo em ação 

Exclusivo para moradores do bairro Imbiruçu (Betim) que desejam começar ou aprimorar seus negócios, o Bootcamp é dividido em duas frentes: instrutoria e consultoria. O percurso de formação empreendedora conta com encontros, oficinas e mentorias. Voltado para pessoas de 18 a 45 anos, com ensino fundamental completo. Aulas presenciais nos turnos da manhã, tarde e noite de 15 a 31/01, realizadas no próprio bairro Imbiruçu. Inscrições até 04/01 no site do Ramacrisna, onde você também encontra todos os detalhes sobre o curso. Ao todo, o Bootcamp vai capacitar 60 jovens empreendedores, dos quais 10 serão selecionados para receber uma consultoria exclusiva e apoio financeiro para seus projetos.  

 

Soldagem 

Formará profissionais para atuar em diversos processos de soldagem (Mig Mag, Tig, Ele.trodo e Oxicorte). Vagas prioritárias para moradores de Betim, de 18 a 50 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da tarde ou da noite, com início em 15/01 e encerramento em 03/05. Inscrições até 09/01. Mais informações no site

 

Mecânica Automotiva 

Os alunos serão preparados para elaborar planos de manutenção e fazer manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Também aprenderão a substituir peças, reparar e testar o desempenho de componentes e sistemas de veículos. Vagas prioritárias para moradores de Betim, de 18 a 50 anos de idade, com ensino fundamental completo. As aulas são presenciais, no turno da tarde ou da noite, com início em 15/01 e encerramento em 03/05. Inscrições até 09/01. Mais informações no site. 

 

Eletricista de Instalações 

Os profissionais serão habilitados para atuar em diversos processos da elétrica residencial, inclusive a execução de projetos. Também terá os módulos de comandos elétricos industriais, normas de segurança, além de módulo sobre energia fotovoltaica. Vagas prioritárias para moradores de Betim, de 18 a 50 anos de idade, com ensino médio. As aulas são presenciais, no turno da noite, com início em 05/02 e encerramento em 28/06. Inscrições até 28/01. Mais informações no site.  

 

Tecnologia e Programação – Meninas em Rede 

As alunas aprendem os conceitos de lógica de programação, comandos de decisão e controle, laços de repetição e banco de dados, além de desenvolver aplicativos para celular e sites funcionais de acordo com os padrões atuais do mercado, utilizando linguagens como HTML, CSS e JavaScript. Vagas para meninas a partir de 14 anos de idade, cursando o ensino médio. Aa aulas são presenciais e acontecem 2 vezes por semana durante a manhã, com início em 16/01 e encerramento em 31/05. Inscrições até 07/01 pelo site do Instituto. 

 

Robótica + Programação – Web & Mobile 

Em aulas práticas e dinâmicas, os alunos aprendem os conceitos de lógica de programação, com uso de variáveis e funções, comandos de decisão e controle, laços de repetição e banco de dados, além de desenvolver aplicativos para celular e sites funcionais de acordo com os padrões atuais do mercado, utilizando linguagens como HTML, CSS e JavaScript. Vagas para estudantes a partir de 14 anos de idade, cursando no mínimo o 1º ano do ensino médio. Aulas presenciais e acontecem 2 vezes por semana durante a tarde, com início em 16/01 e encerramento em 14/06. Inscrições até 07/01 pelo site do Instituto. 

 

Impressão 3D + Robótica 

As aulas ensinam técnicas necessárias para criar e modelar desenhos tridimensionais através de programas modeladores. No curso de robótica educacional, o aluno desenvolve criatividade e raciocínio através da montagem e programação dos robôs. Vagas para estudantes a partir de 16 anos de idade, cursando o ensino médio. Aulas presenciais e acontecem 2 vezes por semana durante a tarde, com início em 16/01 e encerramento em 31/05. Inscrições até 07/01 pelo site do Instituto.