Ramacrisna abre inscrições para cursos gratuitos na área de tecnologia; capacitações incluem Impressão 3D e AutoCAD

0
796
Produtora Antenados / Divulgação

O Instituto Ramacrisna está com inscrições abertas para novos cursos gratuitos voltados à área de tecnologia. As formações incluem Robótica Educacional, AutoCAD, Modelagem e Impressão 3D, além do projeto Meninas em Rede — exclusivo para meninas interessadas em programação e desenvolvimento de sites e aplicativos.

As oportunidades são destinadas a jovens a partir de 14 anos, sem limite máximo de idade. Para participar, é necessário estar cursando o ensino fundamental ou médio, conforme o curso escolhido. As aulas serão presenciais, com início em agosto de 2025.

Laboratório certificado pelo MIT

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtora Antenados / Divulgação

As capacitações são realizadas no FabLab Ramacrisna (Fabrication Laboratory), um centro de inovação certificado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). O espaço possui 500m² equipados com tecnologia de ponta e promove, além dos cursos, oficinas abertas ao público uma vez por semana.

Entre os destaques está o curso de Modelagem e Impressão 3D, que prepara os alunos para um setor em constante crescimento. A tecnologia, antes restrita à indústria, vem se expandindo para áreas como saúde, moda, engenharia, joalheria e gastronomia. No curso, os participantes aprendem desde a criação de modelos digitais até a operação prática das impressoras 3D.

“Eles vivenciam todo o processo: montagem, manutenção, fatiamento de arquivos e cuidados técnicos com a impressora. É um curso ideal tanto para quem quer ingressar no mercado quanto para quem sonha em abrir seu próprio negócio com fabricação digital”, afirma Guilherme Nascimento, coordenador do FabLab.

Outro curso com alta demanda é o de AutoCAD, que ensina desenho técnico e modelagem 2D e 3D, capacitando os alunos para áreas como arquitetura e engenharia.

Tecnologia para transformar o futuro

Produtora Antenados / Divulgação

Voltado para iniciantes, o curso de Robótica Educacional introduz os alunos ao universo da automação com kits LEGO Mindstorms. Já o projeto Meninas em Rede busca ampliar a participação feminina na tecnologia com aulas de desenvolvimento web e de aplicativos.

“Investir em cursos na área de tecnologia é investir no futuro dos nossos jovens. O mercado está em constante transformação e exige profissionais preparados para lidar com inovação e ferramentas digitais. Ao oferecer formações como estas, o Instituto Ramacrisna cumpre seu papel de formar cidadãos prontos para os desafios do presente e do futuro”, destaca Solange Bottaro, vice-presidente do instituto.

Confira os cursos disponíveis:

Robótica Educacional
Idade: a partir de 14 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Duração: 04/08 a 11/12
Horário: 8h às 11h | Aulas às segundas e quintas
Inscrições até 28/07

AutoCAD
Idade: a partir de 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino médio
Duração: 04/08 a 11/12
Horário: 14h às 17h | Aulas às segundas e quintas
Inscrições até 28/07

Modelagem e Impressão 3D
Idade: a partir de 16 anos
Escolaridade mínima: cursando o ensino médio
Duração: 04/08 a 11/12
Horário: 8h às 11h | Aulas às segundas e quintas
Inscrições até 28/07

Meninas em Rede – Desenvolvimento de sites e aplicativos
Idade: a partir de 14 anos | Exclusivo para mulheres
Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental
Duração: 04/08 a 11/12
Horário: 14h às 17h | Aulas às segundas e quintas
Inscrições até 28/07

Inscrições: ramacrisna.org.br/nossos-cursos

Sobre o FabLab Ramacrisna

Desde abril de 2025, o FabLab Ramacrisna integra a rede mundial de FabLabs. O espaço se destaca como centro de referência em fabricação digital e educação tecnológica em Minas Gerais e no Brasil. Os projetos são realizados em parceria com a Prefeitura de Betim, Hotmart, WEG, Criança Esperança, Instituto Phi, Instituto Coca-Cola Brasil, The Coca-Cola Foundation, BDMG, NTS, Sicred e Governo de Minas Gerais.