PUC Minas Betim promove o V Torneio de Hipismo Especial

0
1108

Evento acontece no dia 12 de agosto, a partir das 9h, no Parque de Exposições David Gonçalves Lara

O projeto de extensão Equoterapia Multidisciplinar: um atendimento especial para crianças especiais, desenvolvido pela PUC Minas Betim, realiza, no sábado, 12 de agosto, a 5ª edição do Torneio de Hipismo Especial. O evento, aberto à comunidade, acontece no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, a partir das 9h.

Desenvolvido pela PUC Minas Betim, em parceria com a Despertar Vidas, uma clínica de equoterapia fundada por ex-alunas da Universidade, o projeto oferece procedimentos terapêuticos por meio de atividades com cavalos aos alunos da Fundação Dom Bosco e às crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Cerca de 80 atletas vão participar do torneio, que não possui caráter competitivo. O objetivo é proporcionar ao atleta especial a oportunidade de superar seus limites” , afirma a coordenadora do projeto, professora Patrícia Lemos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Método

De acordo com especialistas, ao andar, o cavalo exige cerca de 2,5 mil respostas motoras dos pacientes. Por isso, quando inserido em tratamentos terapêuticos, o cavalo pode auxiliar no desenvolvimento de ajustes motores ao corpo, melhorando as funções cognitivas, motoras, além de estimular a concentração e a autoconfiança.