Projeto da Usiminas leva teatro e cinema gratuitos aos moradores de Igarapé

0
95
Divulgação

A cidade de Igarapé recebe até esta sexta-feira (1º), o projeto Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas, com uma programação que aposta no teatro como ferramenta para estimular a reflexão sobre os cuidados com os recursos naturais. O foco da iniciativa, gratuita e aberta ao público, está nas crianças, mas famílias inteiras são convidadas a participar.

As apresentações teatrais ficam a cargo de duas companhias. A Trip Teatro encena o espetáculo “O Gigante”, que usa diversos elementos da cultura brasileira para mostrar um pouco da vida de um enorme e engraçado personagem que dedica seus dias a cuidar da água dos rios e mares. Já o grupo Mamulengo Fuzuê leva ao palco a peça “Benedito, Abençoada e Bendizido”, que se inspira na dramaturgia popular do mamulengo e no teatro de rua. Palhaços, músicos e bonecos de mamulengo desenvolvem um roteiro de ações dramáticas com mágicas, músicas, ditos e ditados populares que revelam ao público velhas soluções para os novos desafios que surgem da modernidade.

Até dia 1º de julho, os moradores de Igarapé receberão a ação cultural, no Centro Esportivo Vicente Gomes da Silva, localizado na Rua Borba Gato, 894, no Vale do Amanhecer. A programação inclui apresentações teatrais, sessões de cinema, oficinas de reciclagem e palestras de conscientização ambiental. Tudo em uma arena especialmente montada para isso, com o palco sobre a carroceria de um caminhão e espaço coberto com cadeiras para receber até 200 pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas é realizado pelo Ministério do Turismo e a Magma Cultura, com patrocínio da Mineração Usiminas. O projeto tem apoio do Instituto Usiminas e da prefeitura de Igarapé. Antes de chegar a Igarapé o projeto passou por Itaúna. 

O que é: Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Usiminas

Atividades: Teatro, cinema, palestras e oficinas de reciclagem.

Roteiro:

Igarapé (MG) – Centro Esportivo Vicente Gomes da Silva

30/6 – Sessões de teatro às 8h e às 14h; Oficinas de Reciclagem às 9h30 e às 15h30; Palestra às 19h

01/7 – Sessões de teatro às 8h e às 9h30