Primeira etapa do Centro Integrado de Segurança Pública de Betim será entregue à população nesta sexta-feira (11)

0
1213
Divulgação / Ecos

A Prefeitura de Betim entrega, nesta sexta-feira (11), às 9h, a primeira etapa do novo Centro Integrado de Segurança Pública “Sete de Setembro” (Cisp Sete). A estrutura vai abrigar a sede da Guarda Municipal e será instalada no antigo prédio da Unidade de Atendimento Imediato (UAI) Sete de Setembro, que funcionou no local de 1995 a 2019, até ser substituída pela UPA Norte.

As intervenções iniciais incluíram pintura do hall de entrada, de todo o primeiro bloco e do muro externo, além da instalação de novas portas. Também foram executadas manutenções nas redes de esgoto, drenagem pluvial e na rede elétrica. As áreas externas passaram por serviços de limpeza e capina, garantindo melhores condições de segurança e acolhimento para servidores e cidadãos.

Com as melhorias, o Cisp Sete passa a contar, nesta primeira etapa, com 30% do efetivo da Guarda Municipal atuando no local, em regime de plantão 24 horas. O espaço será utilizado para registro de ocorrências, custódia temporária de presos e atividades administrativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda para este ano, a expectativa é de que toda a corporação da Guarda Municipal, o Grupamento de Operações com Cães (GOC) e o Centro Integrado de Operações (COP) da prefeitura, atualmente instalado no Centro Administrativo Papa João Paulo II, sejam transferidos para o Cisp Sete.

O prefeito de Betim, Heron Guimarães, ressalta que o novo espaço integra um projeto mais amplo de modernização da segurança pública no município. “Ao lado do Centro Integrado será implantada a Rua da Segurança, com sinalização especial, iluminação reforçada e presença constante da Guarda Municipal. A iniciativa vai aumentar a sensação de segurança e oferecer um impacto visual moderno e tecnológico na entrada da cidade”, afirma.

Guimarães destaca que o Cisp Sete é o ponto de partida para o projeto Smart City, que será desenvolvido por uma consultoria especializada. “Nosso objetivo é usar a segurança pública, integrando melhor os serviços, como base para transformar Betim em uma cidade mais conectada, segura e eficiente. Em cerca de quatro meses, teremos o modelo pronto, e na sequência iniciaremos novas etapas, com audiências públicas e parcerias público-privadas”, explica.

Centro Integrado de Operações

Divulgação / PMB

Inaugurado em 2024, o Centro Integrado de Operações (COP) da Prefeitura de Betim reúne oito forças de segurança, salvamento e trânsito: Guarda Municipal, Guarda Patrimonial, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu e Ecos. O COP opera 24 horas com sistema de videomonitoramento em tempo real, por meio de 69 câmeras do programa Olho Vivo e outras 66 câmeras LPR, que realizam a leitura automática de placas de veículos. Também recebe chamados pelo 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

Grupamento de Operações com Cães

Atualmente instalado na Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa), o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal conta com nove cães treinados, sendo oito da raça pastor belga malinois e um border collie. Eles atuam no apoio às equipes em patrulhamentos, detecção de entorpecentes e armas de fogo, e na busca de suspeitos em fuga.

Reforço na frota

Durante a solenidade desta sexta-feira, a Guarda Municipal receberá duas novas viaturas Fiat Toro 0 km. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do município e por meio de emenda parlamentar de um vereador da cidade.