Após manifestação de estudantes prefeitura resolve manter ensino integral na Funec

0
1185
Alunos lotaram o plenário contra a proposta da prefeitura. Foto: Samuel Junio

A manifestação dos alunos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e a participação dos vereadores deram resultado, e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) voltou atrás na proposta de acabar com o ensino médio integrado nas unidades Centec e Riacho, para oferecer apenas os cursos técnicos.

Há duas semanas, os estudantes lotaram as galerias da Câmara para protestar contra a proposta da Seduc e buscar o apoio dos vereadores. E, na plenária desta terça-feira (28), o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), anunciou a mudança de posição do Executivo, e destacou a importância da mobilização dos jovens e dos parlamentares.

“Há alguns dias, fomos surpreendidos com a notícia de que as Funecs Centec e Riacho não iriam continuar ofertando o ensino médio, mas apenas cursos técnicos profissionalizantes. A Comissão de Educação, junto aos demais vereadores, promoveu duas reuniões com o secretário de Educação, e, para nossa satisfação, conseguimos que a Prefeitura retrocedesse nessa posição, e as Funecs continuarão a ofertar o ensino médio integrado”, disse Chiodi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O parlamentar destacou a importância da medida para a juventude de Contagem e ressaltou a participação do vice-líder de governo na Câmara, vereador João Bosco New Texas (PMN) na interlocução com o Executivo. “Nossa função é defender os interesses da população, o que foi bem cumprido pelo João Bosco nessa solução, pois acredito que a mudança seria extremamente prejudicial aos nossos jovens, principalmente do Centro de Contagem e do Riacho, que não teriam a escola de nível médio”.

Em aparte, o vice-líder agradeceu as palavras e exaltou a construção conjunta de uma Educação melhor em Contagem. “Em todo o Brasil, há a busca pela melhoria da Educação. Foram várias reuniões, com muito empenho do líder de governo, vereador Teteco (PMDB), do secretário Joaquim Gonçalves e do prefeito Alex de Freitas. E temos que agradecer o empenho dos vereadores e a sensibilidade do Executivo em ver a importância de se manter a turma da Funec Riacho e as duas do Centec”, explicou João Bosco.

Por fim, Chiodi informou que haverá, no próximo ano, uma turma adicional de transição tanto na unidade Riacho quanto no Centec, para avaliar como funcionará a oferta do curso técnico nos moldes da nova proposta da Prefeitura de Contagem. Além disso, a Seduc formará uma comissão composta de servidores da Funec para debater as mudanças propostas para a Fundação.