Betim lança obras de duas Unidades Básicas de Saúde

0
1346

Vila Recreio e Parque do Cedro serão os bairros contemplados

Dentre as ações planejadas para as políticas públicas de saúde em Betim está o investimento na construção das novas sedes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS), lança nos dias 20 e 21, às 16h, as obras de construção das UBS’s Vila Recreio, na região do Teresópolis,   e Parque do Cedro, na região do Icaivera, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados da Diretoria Operacional da Saúde, a UBS Parque do Cedro, cujo prédio antigo será substituído, atende uma população de 6.000 habitantes e a região do Vila Recreio, que faz parte da área de abrangência da UBS Teresópolis, é formada por uma população de 10.500 habitantes. A nova UBS Vila Recreio será criada para contemplar os moradores do bairro, o que irá contribuir também para desafogar a demanda da UBS Teresópolis que, atualmente, é referência para uma população de mais de 23.600 habitantes.

As obras fazem parte de uma contrapartida firmada entre a prefeitura e a MRV Engenharia e Participações pelo loteamento Parque das Cachoeiras. Nas próximas semanas, também será lançada a obra da UBS Trincheira, na região do Citrolândia, que também receberá uma sede nova.  “Nosso modelo de gestão reconhece a importância de valorizar a atenção primária em saúde. As unidades básicas são o elo mais próximo com as demandas das comunidades. São elas que desenvolvem as ações de promoção e prevenção à saúde”, destaca o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho.

Estrutura


As unidades irão comportar três Equipes de Saúde da Família e terão a capacidade para atender uma população de 12.000 habitantes, cada. As equipes mínimas de Saúde da Família são formadas por um médico generalista, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e uma média de seis agentes comunitários de saúde. “As instalações irão garantir qualidade para o atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais, com espaços para prestar assistência adequada e que ofereçam conforto e acessibilidade”, explica a diretora operacional de Saúde, Tânia Resende.

De acordo com informações do setor de Programas e Projetos Públicos da Diretoria de Políticas Urbanas, a estrutura das UBS contam com quatro eixos. O eixo médico com seis consultórios multifuncionais, dois consultórios ginecológicos, uma sala de cuidados básicos, uma sala de nebulização, uma sala dos agentes de saúde/reuniões; o eixo odontológico com um salão de odontologia (seis cadeiras odontológicas), um escovário, um RX-odontológico, uma sala de lavagem e desinfecção de instrumental; eixo externo com uma sala de vacina, uma sala de curativos, uma sala de coleta e uma farmácia com respectiva sala de armazenamento de medicamentos, um abrigo de acesso à recepção geral e o eixo de apoio, com um ambiente de limpeza, dois cômodos de resíduos, um almoxarifado e rouparia, dois vestiários, uma copa, estacionamento com 11 vagas. “Toda a estrutura da unidade permitirá também uma melhor organização administrativa e operacional das unidades, fator importante para o gerenciamento de qualidade nos serviços de saúde”, aponta o secretário-adjunto da Saúde, Augusto Viana.

Outras melhorias na Saúde  

  
Muitos   foram os avanços na área da Saúde realizados pela atual gestão municipal. “Houve a recomposição das equipes de saúde da família, que passou de 65 para 105, a contratação de profissionais médicos, técnicos de enfermagem,  enfermeiros, técnicos de saúde bucal e cirurgiões dentista, planejamento de construção de mais 26 UBS em substituição as atuais que estão com estruturas deficitárias. Neste mês, iniciaram as instalações das câmeras de vídeo de monitoramento nas UBS para garantir mais segurança”, informou o secretário-adjunto da Saúde, Hilton Soares.

No final de 2017, chegaram os novos materiais médicos hospitalares e, em fevereiro deste ano, os novos mobiliários para algumas unidades. Houve a contratação de técnicos de laboratório, bioquímicos para o laboratório do Hospital Público Regional de Betim (HPRB), que realiza os exames das unidades básicas de saúde. A fila de espera de algumas consultas especializadas foi reduzida, como a de oftalmologia, de mama e de ortopedia.

As unidades de urgência e emergência (UPAs) receberam os geradores, sanando o problema de falta de luz em períodos de queda de energia. Ainda no primeiro semestre de 2018, a Upa Norte será inaugurada. A frota de transporte do Samu recebeu melhorias: seis novas ambulâncias passaram a atender a população de Betim. Investimentos foram feitos no acesso à internação no HPRB, com a reabertura de 44 leitos e ampliação da hemodiálise saltando de 225 para 432 vagas.