Prefeitura de Igarapé anuncia pacote de R$ 300 milhões em obras que serão concluídas ou iniciadas ainda este ano

0
843
Obras de canalização de novo trecho do Corrégo Fundo. Foto: Adeilson Andrade

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos três anos, a Prefeitura de Igarapé anunciou no final de janeiro, um conjunto de 34 obras e iniciativas que serão entregues ou iniciadas em 2024.  O “Pacotão de Obras” promete ser o maior programa de infraestrutura já implementado em Igarapé, visando melhorar a mobilidade urbana e segurança da cidade, oferecendo mais espaços esportivos, culturais e de lazer para a população, além de ampliar os serviços de saúde e educação.

Com orçamento estimado em R$ 300 milhões, a maior parte das obras serão executadas com recursos próprios do município, além repasse do Acordo de Reparação de Brumadinho, recursos do Projeto Mãos Dadas, do Governo de Minas, recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e emendas parlamentares.

 “Todo esse investimento será utilizado com o objetivo de elevar a qualidade de vida do cidadão igarapeense e aprimorar os padrões urbanos de Igarapé, visando tornar nossa cidade uma das melhores para se viver da Região Metropolitana”, ressalta o prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Melhorias na Saúde 

Um dos projetos anunciados, considerado prioritário, é o de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A prefeitura planeja a construção de uma UPA maior. moderna e mais planejada, que comporte o aumento da população do município.

Segundo o vice-prefeito, Daute Alvim, a atual UPA foi entregue em 2014 com falhas de planejamento para o futuro. “Possuía apenas quatro consultórios de atendimento e foi necessário implantar mais dois consultórios médicos no local diante a pandemia da Covid 19 em 2021 e na epidemia de dengue que o Município e o Estado de Minas Gerais estão passando no momento. Além disso, a infraestrutura do local não foi planejada pensando no crescimento de Igarapé, visto que, após apenas nove anos da inauguração, não comporta mais a população atendida. Podemos constatar também falhas desde o início, como a falta de uma segunda recepção para acomodar melhor os pacientes já triados, falta de banheiros para pacientes em atendimento médico e salas maiores para a medicação e para a urgência”, explica.

Além do projeto de nova UPA, a ampliação do serviço de saúde no município será

possível com a construção de outros espaços dedicados a setorizar o atendimento nos bairros com a entrega das novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Novo Igarapé, Jardim das Roseiras e Fernão Dias. Além disso, a construção do Centro de Hemodiálise de Igarapé vai proporcionar um tratamento eficaz e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, evitando que deslocamentos muito longos e cansativos precisem ser realizados a cada procedimento.

Com o Centro de Hemodiálise dentro da cidade, a prefeitura prevê uma redução nos custos de transporte dos pacientes, além de gerar oportunidades e emprego, principalmente para os profissionais de saúde. 

 

Infraestrutura Urbana

Adeilson Andrade

A Prefeitura de Igarapé deu um importante passo para a realização da tão sonhada obra de canalização do Córrego Fundo, após o projeto ter sido aprovado em consulta popular e os prefeitos envolvidos no Acordo Judicial, incluindo o prefeito Arnaldo Chaves, terem viabilizado a reversão de obrigação de fazer, para obrigação de pagar. Resumindo, ao invés de a Mineradora Vale realizar a obra, ela agora pode fazer o repasse a cada município a título de indenização e ele mesmo licitar e executar a obra, desde que o município solicite e comprove a vantagem, tanto em relação ao custo, quanto ao prazo de execução, sendo validado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade contratada pelos compromitentes para gerir e acompanhar todo o processo.

Considerado um sonho para os moradores e essencial para a mobilidade urbana, a obra que teve início neste mês, vai contemplar os bairros Padre Eustáquio, São Sebastião, Panorama e Novo Horizonte.

Ainda segundo a prefeitura, o “Pacotão de Obras” inclui obras de drenagem que estão evitando vários alagamentos de moradores de vias que que antes sofriam com alagamentos na época das chuvas, em destaque à drenagem da avenida Miguel Paes no bairro Resplendor que teve a etapa inicial e agora terá uma extensão feita ainda em 2024.

A prefeitura também pediu autorização à Arteris Fernão Dias, para construir uma nova alça de acesso à cidade pela BR-381, além de realizar a adequação da rotatória da trincheira de saída do município.

Ainda na área da infraestrutura, mais 15 quilômetros de ruas e avenidas serão pavimentadas ou recapeadas, somando 60 quilômetros durante os quatro anos de gestão que beneficiarão cerca de 10 mil moradores.

 

Segurança

Adeilson Andrade

O Centro Integrado de Monitoramento por Câmeras  (CIM) com cerca de 255 câmeras com tecnologia avançada de leitura de placas de veículos e, possibilita inclusive, o reconhecimento facial. Quando implantado em sua totalidade, o sistema fará um “cinturão” de proteção em todos os bairros, entradas e saídas, com monitoramento 24 horas, por uma equipe própria da prefeitura e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Parcialmente em utilização, o novo sistema de monitoramento já colaborou com a polícia na solução de vários casos de roubo, furto, acidentes e de pessoas procuradas. 

 

Obras na educação

Adeilson Andrade

A Prefeitura de Igarapé já iniciou os trabalhos para a construção de mais seis escolas de ensino fundamental e ensino infantil, com foco na educação de Tempo Integral. De ensino fundamental como A Escola Municipal Alda Viana de Souza, no bairro Resplendor, com as obras já iniciadas, e a Escola Municipal Alcina Alves da Rocha, no bairro Cidade Nova, que já recebeu a ordem de serviço (OS) para

o início das obras. Ja ná educação infantil, estão em andamento as obras de reconstrução e ampliação da Escola Municipal de Ensino Infantil – EMEI Alice Palhares, no bairro Padre Eustáquio, e da Escola Municipal de Ensino Infantil – EMEI Maria Cândida, no bairro Novo Horizonte. No bairro Resplendor, a prefeitura vai construir uma nova EMEI, que já recebeu o nome de Galdina Alves de Oliveira, já no bairro Novo Igarapé será construído uma sede própria para a EMEI Eliana Célia Nunes da Rocha, ampliando, inclusive, o número de vagas.

A Escola Municipal Maria das Graças Dias Maldonado, no bairro Maracanã, vai ganhar uma quadra poliesportiva coberta, um espaço que há anos era esperado.

Para garantir  o conforto das crianças que estudam em Igarapé, todas as escolas da rede municipal receberão obras de reformas e serão ampliadas. Totalizando 24 escolas municipais (incluindo atuais e novas). A Prefeitura de Igarapé pretende construir um espaço propício e promissor para o desenvolvimento educacional de cada aluno da cidade e, gradativamente, em tempo integral, com todo o conforto e estrutura, incluindo mobiliários novos, distribuição de kit de material escolar e de uniformes escolares e, por último, instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula, e novas aulas bilingue para os alunos do ensino fundamental I.

 

Geração de emprego e renda

A Prefeitura está em fase final de elaboração do novo Plano Diretor, adequando o zoneamento e consequente ampliação de novas áreas industriais visando o crescimento do setor em Igarapé, juntamente com o Terminal Ferroviário anunciado pelo Governo de Minas Gerais e empresa MRS, com previsão de início de operação em 2030.

“As atuais áreas de zoneamento industrial, criadas em 2013 visaram um crescimento que não aconteceu, talvez pela falta de mobilização para interligar o anunciado “Distrito Industrial” à BR 262 em Juatuba. O distrito industrial criado em 2013 não conseguiu atrair empresas o suficiente, visto seus problemas estruturais de relevo inapropriado e falta de estruturas de energia, água e pavimentação. Relembrando: Em 2013 um novo zoneamento industrial foi criado após a empresa SADA ter escolhido Igarapé como nova sede em 2012. A atual gestão viu a necessidade de revisão técnica para tornar essa área atrativa, bem como criar áreas mais competitiva que podem atrair novas empresas e gerar mais emprego e renda em nossa cidade”, explica o prefeito Arnaldo Chaves.

 

Novidades na área do Esporte, Lazer, Cultura e Turismo

Reforma dos CRAS;

Nova Praça e Campo no bairro Pousada Del Rey;

Nova Praça e Campo Society no bairro Fernão Dias;

Nova Praça e Quadra Coberta na região do Brejo;

Reforma da Praça e Campo Society do bairro Novo Igarapé;

Reforma do Campo do bairro Canarinho;

Nova Praça no bairro Canarinho;

Reforma do CECI;

Nova Praça/Bosque no bairro Cidade Nova;Nova Praça no bairro Aparecida;

Novo Anexo do CECI no bairro Jardim das Roseiras;

e novo Parque Ecológico no bairro Resplendor;