Prefeitura de Betim recebe posto para recadastramento biométrico

0
1064

Ônibus do TER-MG vai estar estacionado no Centro Administrativo pelos próximos 90 dias para atender os eleitores de Betim, servidores e cidadãos no geral.

A partir do próximo dia 20 de fevereiro, segunda-feira, os eleitores de Betim poderão fazer o recadastramento biométrico obrigatório. Os betinenses deverão ir até o Centro Administrativo João Paulo II, sede da Prefeitura de Betim, onde estará o ônibus, que é o posto itinerante do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG).

O veículo ficará no estacionamento para visitantes e o atendimento será das segundas às sextas-feiras, das 10h às 18h. Mas para fazer o recadastramento é necessário o agendamento prévio, que já pode ser feito pelo site www.tre.mg.jus.br ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Cecília de Moura Barbosa Lima, chefe do Foro Eleitoral de Betim, o posto itinerante funcionará por 90 dias. Após esta data, os eleitores deverão agendar comparecimento somente para o Polo de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 192, Centro de Betim. O cadastro da biometria dos eleitores já está sendo feito desde setembro de 2015, quando esta ainda não era obrigatória.

Cecília de Moura explicou ainda que o recadastramento biométrico em Betim passou a ser obrigatório para todos os eleitores do município desde o último dia 1º de fevereiro e deverá ser feito até 9 de fevereiro de 2018. Ainda segundo Cecília, até mesmo aqueles que não são obrigados a votar – como os maiores de 70 anos, jovens de 16 a 17 anos e analfabetos – deverão se recadastrar, para não terem o título cancelado.  “As próximas eleições em Betim serão biométricas. Por isso, todos os eleitores do município devem providenciar o seu cadastro”, ressalta Cecília.

Somente os eleitores que já fizeram a identificação biométrica durante os anos de 2015 e 2016, quando a medida ainda não era obrigatória, estão dispensados do recadastramento. Hoje, 15% dos 278,7 mil eleitores de Betim já possuem cadastro biométrico.

Documentos necessários

Para se recadastrar, é necessário que o eleitor apresente documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais, CNH, passaporte); comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), de preferência em nome do eleitor, emitido nos últimos três meses; e comprovante de quitação com o serviço militar, para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez.

A apresentação de CNH e passaporte não será aceita para eleitores que estiverem tirando o primeiro título, porque esses documentos não indicam local de nascimento. Durante o atendimento, serão colhidas as impressões digitais e foto dos eleitores.

Além de Betim, o TRE/MG está fazendo o recadastramento biométrico obrigatório entre os eleitores em Contagem, Uberaba e Uberlândia.  Em Belo Horizonte, também está sendo feita a identificação biométrica dos eleitores, mas sem obrigatoriedade de comparecimento.

Servidores eleitores de Betim

Nos dias 15, 16 e 17/02, os servidores municipais, eleitores de Betim, terão atendimento exclusivo para recadastramento biométrico no ônibus do TRE/MG, estacionado próximo à Divisão de Transportes, do Centro Administrativo.

Cecília Lima explicou que eles estão dispensados do agendamento prévio, porque o atendimento nesses dias será feito por meio da distribuição de senhas. “O servidor poderá pegar sua senha para reservar seu atendimento, trabalhar normalmente e voltar na hora de seu atendimento no ônibus”, explicou. O atendimento para os servidores será das 12h às 18h.

Recadastramento Biométrico

Servidores municipais eleitores de Betim

15 a 17 de fevereiro, das 12h às 18h.

Não é preciso agendar

Eleitores de Betim

A partir de 20 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

É preciso agendamento prévio: www.tre.mg.jus.br ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148).