Prefeitura de Betim realiza mutirão de cirurgias em mulheres com câncer de mama

0
1068

A Prefeitura de Betim inicia neste sábado, 20 de janeiro, o mutirão de cirurgias em mulheres com  câncer de mama. Os procedimentos serão realizados aos sábados, no Hospital Público Regional de Betim (HPRB), sendo, em média, cinco por dia.

Até agora, 20 pacientes já estão agendadas, e outras 36 passarão por avaliação nesta semana. Uma vez confirmado o diagnóstico de câncer, elas também serão atendidas no mutirão. Após a cirurgia, as pacientes serão avaliadas e encaminhadas, quando necessário, para darem continuidade ao tratamento, com quimioterapia ou radioterapia na Rede SUS Betim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, o mutirão de cirurgias de mama possibilita a fila de pacientes seja zerada, além de garantir que os futuros casos tenham um tempo de espera menor, o que irá aumentar o êxito do tratamento de cada uma delas. “O mutirão é uma importante etapa na vida dessas mulheres na luta contra o câncer. É importante reforçar que o fator tempo está diretamente relacionado ao sucesso do tratamento da doença”, avalia.

Humanização no tratamento às mulheres

Além dos procedimentos cirúrgicos, as pacientes receberão uma cartilha com orientações sobre os cuidados necessários após a cirurgia, e serão apoiadas por profissionais da assistência social do HPRB.

Elas também contarão com uma psicóloga, cedida pela Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca), que estará, voluntariamente, à disposição. Como parceira importante nesta ação, a entidade parceira disponibilizou, também, almofadas para serem doadas às pacientes. Feitas de pano, num formato semelhante ao de um coração, pela voluntária Mariângela Crespo Grandinetti, essas almofadas são encaixadas na axila das pacientes, proporcionando a elas mais conforto durante o período de recuperação, após retirarem a mama toda, ou parte dela.