Prefeitura de Betim inicia entrega de kit escolar da rede municipal; mais de 50 mil alunos serão beneficiados

0
2086
Anselmo UBL

Mais de 58 mil alunos da rede municipal de ensino de Betim vão receber da prefeitura, a partir de 2 de março, os novos kits escolares. O benefício abrange estudantes da Educação Infantil, incluindo creches parceiras, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O material, neste ano, foi preparado em cinco versões, conforme o ciclo de cada aluno. Fazem parte do kit mochila, estojo, cadernos e acessórios básicos, como tesoura, régua, apontador, lápis coloridos, canetas, tinta e pincel, além de uma agenda. “A grande novidade é a entrega dos kits também para crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, que vão receber o benefício pela primeira vez. Elas ganharão itens como giz de cera, massa para modelar, tinta guache, pincel, agenda e mochila”, revelou a Secretária Municipal de Educação, Marilene Pimenta.

Mesmo com o início do ano letivo de forma remota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) não abriu mão do preparo do material, que chegará a todos os alunos matriculados na rede municipal. Para evitar aglomerações, a Semed deixará a cargo das unidades escolares a organização dos horários de entrega dos kits.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro mandato da atual gestão, o kit escolar foi entregue por três anos. Em 2021, a prefeitura priorizou a compra do material para assegurar a economia das famílias betinenses. “O kit tem garantido às crianças melhores condições de estudo e, aos pais, mais tranquilidade no orçamento familiar. Queremos, ao oferecer esse benefício, garantir que todos os alunos da rede municipal tenham acesso igualitário ao material escolar necessário para a aprendizagem”, ressaltou Marilene Pimenta.

Sem previsão do retorno

Anselmo UBL

Em razão do cenário epidemiológico do município com relação à pandemia de covid-19, ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais. A situação é avaliada mensalmente pela prefeitura e, de acordo com a Semed, já foi elaborado um protocolo sanitário e pedagógico para ser executado quando houver liberação para retorno. Além de priorizar a segurança, esse protocolo também contribuirá para a reorganização das estratégias, a formação dos professores e o acolhimento socioemocional dos alunos e de seus familiares.

“O protocolo tem o objetivo de garantir os procedimentos de biossegurança e a reorganização das rotinas escolares. Nele, planejamos as diretrizes pedagógicas para o retorno e para a reposição dos conteúdos curriculares, buscando mitigar os prejuízos de aprendizagem dos alunos em razão da pandemia de covid-19”, explica Marilene Pimenta.

Confira a relação de cada Kit

Infantil (0 a 3 anos)

Agenda escolar

Giz de cera – 12 cores

Massa para modelar – 6 cores

Pincel

Tinta guache – 6 cores

Mochila

Infantil (4 a 5 anos)

Apontador com depósito

Borracha

Caderno de desenho

Caderno sem pauta

Lápis de cor – 12 cores

Lápis grafite

Tesoura sem ponta

Estojo escolar

Mochila

 

Anos iniciais

Apontador com depósito

Borracha

3 cadernos brochurão

Lápis de cor – 12 cores

2 Lápis grafite

Tesoura sem ponta

Estojo escolar

Mochila

 

Anos Finais

Borracha

4 cadernos espiral com pauta

2 canetas azuis

Caneta preta

Caneta vermelha

3 Lápis grafite

Régua 30 cm

 

EJA

Borracha

2 cadernos universitário 10 matérias – 200 folhas

2 canetas azuis

Caneta preta

Caneta vermelha

3 Lápis grafite

Régua 30 cm

 

Entrega à comunidade

 

ICAIVERA – dias 2, 3 e 4 de Março
PETROVALE – dias 2, 3 e 4 de Março
VIANÓPOLIS – dias 2, 3 e 4 de Março
CITROLÂNDIA – dias 2, 3 e 4 de Março
PTB – dias 3, 4 e 5 de Março
TERESÓPOLIS – dias 3, 4 e 5 de Março
IMBIRUÇU – dias 4, 5 e 8 de Março
NORTE – dias 5, 8 e 9 de Março
ALTEROSAS – dias 8, 9 e 10 de Março
CENTRO – dias 9, 10 e 11 de Março