Prefeito de Betim anuncia medidas para enfrentar a crise financeira e manter serviços públicos funcionando

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Atendimento ao público no Centro Administrativo Municipal (Prefeitura) será de 13h às 17h. Foto: Anselmo UBL

Após quase dez horas de reunião com todo o seu secretariado, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (Sem partido), anunciou por meio de uma Live no Facebook, quais serão as medidas iniciais para enfrentar a crise financeira, após cobrança judicial da Andrade Gutierrez, que exige quase R$ 500 milhões do município por uma “suposta” dívida referente a construção do viaduto Jacintão realizada há mais de 30 anos, além de precatórios de outras empresas, referentes a débitos de gestões passadas. Além disso, nos últimos dois anos, somente o governo do Estado deixou de repassar a Betim mais de R$ 278 milhões.

Durante a Live, Vittorio Medioli também lamentou a queda drástica do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que o município vem enfrentando nos últimos anos.

Entre as medidas que serão publicadas no Órgão Oficial do município está à redução do horário de atendimento ao público, que a partir da próxima segunda-feira (21), será feito de  13h às 17h, leilão de imóveis, bens e equipamentos, suspensão do concurso em andamento, suspensão ou rescisão dos convênios de cessão dos servidores, redução e revisão de convênios com entidades não governamentais (ONGs), redução dos contratos de locação de veículos com as cooperativas, além de revisão de alugueis de imóveis.

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“Com essas medidas estimamos uma economia de R$ 50 milhões por ano, elas são essenciais para poder manter o atendimento de saúde, a compra de medicamentos e a eficiência na educação”, ressalta o prefeito.

Confira a relação de todas as medidas de contenção de gastos

– Leilão de equipamentos e móveis considerados sem utilização

– Leilão de bens e imóveis

– Revisão de doações imobiliárias realizadas nos últimos 15 anos

– Incrementar a cobrança de divida ativa do município com judicialização e penhoras

– Implementar o ITR Municipal (Imposto de Renda Rural)

– Implementar a cobrança do Limpa Fossa Séptica (Excluindo a cobrança de famílias de baixa renda)

– Cobrança judicial de multas

Redução de despesas

–  redução/suspensão de horas extras (Exceto em casos excepcionais)

– Flexibilização e adequação da jornada

– Redução do horário de atendimento ao público na Prefeitura para de 13h às 17h. (A partir do dia 21 de outubro)

– Suspensão do concurso em andamento.

– Suspensão e/ou rescisão dos convênios de cessão dos servidores públicos cedidos para o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG, Tribunal Regional Eleitoral – TRE, Instituto Médico Legal – IML, HEMOMINAS, a Casa de Saúde Santa Izabel, Polícia Civil e Militar (Mais de 400 servidores são cedidos pela prefeitura)

– Redução de serviços considerados não essenciais

– Otimização dos contratos de limpeza urbana e de destinação de resíduos sólidos

– Revisão e redução de contrato de prestações de serviços (Empresas terceirizadas)

– Redução e revisão de convênios com entidades não governamentais (ONGs)

– Revisão de todos os contratos de locação de imóveis

– Redução dos contratos de locação de veículos com as Cooperativas

Olá, pessoal! Estou reunido com o secretariado, neste momento, para tratar as medidas que serão tomadas neste período de calamidade pública que enfrentamos. Acompanhe!

Posted by Vittorio Medioli on Wednesday, October 16, 2019