Com objetivo de fomentar o cenário cultural, social e econômico do município, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, lançou, nesta semana, o chamamento público para concessão de auxílio financeiro aos blocos sem trio elétrico que irão desfilar no Pré-Carnaval Betim 2024, nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Serão contemplados até 16 blocos carnavalescos. Conforme o edital 04/2023, poderão concorrer ao recurso financeiro os blocos que tenham em sua composição no mínimo cem integrantes. Além disso, o responsável pelo projeto deverá se inscrever como representante de apenas um bloco. No caso de o representante se inscrever como pessoa física, o mesmo deverá ser maior de 18 anos, residente e domiciliado há no mínimo dois anos em Betim. Já para representantes jurídicos, os mesmos deverão comprovar sede no município e desempenhar atividade de cunho artístico e/ou cultural.
A lista com a documentação necessária e os critérios para protocolização podem ser conferidos no próprio edital. Os interessados devem entregar os envelopes na sede da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, no Centro Administrativo (rua Pará de Minas, 640, Brasileia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30.
As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora e a pontuação será atribuída conforme os critérios estabelecidos no edital, como criatividade e estética dos abadás para o Pré-Carnaval 2024; tempo de existência do bloco; tema/enredo; experiência do responsável pelo projeto na área cultural e carnavalesca; bateria; apresentação do repertório; dentre outros.
“Estamos nos empenhando para que o pré-carnaval seja um evento de alegria, celebração e promoção da cultura. Por isso, viabilizamos esse incentivo para que os blocos possam se organizar financeiramente para realizar o desfile e manter a tradição carnavalesca no município”, afirma a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.
*Com informações de PMB