Praça Tiradentes está mais verde; espécies, como magnólia e ipês, garantem sombra e espaço de lazer para a população

0
353
Divulgação/PMB

Após três anos de intervenções para reestruturar sua área verde, a Praça Tiradentes, no centro de Betim, está de cara nova, com árvores lindas, saudáveis e oferecendo sombra para a população.

Em 2017, o local recebeu tratamento com defensivos para combater a proliferação de pragas e o plantio de novas espécies pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), dentro do Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como objetivo promover a manutenção e a ampliação das áreas verdes urbanas da cidade.

Por meio do Plano de Arborização, é possível atenuar a poluição atmosférica e sonora, conservar a biodiversidade local, adicionar dinamismo à paisagem, promover conforto térmico, movimentar a valorização imobiliária, dentre outros benefícios. Somando a todos os fatores apontados, a arborização auxilia diretamente na manutenção do microclima do município, na qualidade do ar, ajuda a reduzir doenças respiratórias e resulta em menos gastos para a saúde pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já foram plantadas mais de 50 mil mudas de árvores em toda a cidade. E estão programadas para plantio no período chuvoso, que vai até final de março, mais de 20 mil mudas. Os números ultrapassam as metas estabelecidas de plantio, um recorde para o município.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, ressalta o comprometimento com a conservação e preservação das áreas verdes da cidade, “Betim é considerada uma cidade industrial e ter praças, parques, como o Felisberto Neves, que são áreas verdes na área urbana da cidade, garantem, além de temperaturas mais amenas, um espaço agradável para lazer e convivência para todos. A participação da população em cuidar desses espaços é fundamental”, destacou o secretário.

Disque Plantio

Divulgação/PMB

Quem quiser pode colaborar para uma cidade mais verde, através do Disque Plantio, que contribui diretamente com o Plano de Arborização Urbana. Para solicitar o serviço, basta entrar em contato com a Semmad, por meio do telefone 3512-3176. Após a solicitação, um técnico visitará o local, avaliará a viabilidade do pedido e recomendará que o plantio seja realizado. Depois da muda plantada, os cuidados são de responsabilidade do solicitante.