Por motivos técnicos, obras na Via Expressa serão durante o dia

0
1003

Mudança é necessária para maior qualidade do
recapeamento e segurança de todos os envolvidos na intervenção

Em reunião na última quarta-feira (5) entre o diretor-geral de Manutenção Viária da prefeitura, João Eduardo Resende Dutra, representantes dos consórcios responsáveis pelas obras de recapeamento da Via Expressa e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), ficou decidido, por questões técnicas e de segurança, que a partir de hoje (6) as intervenções serão feitas durante o dia, de 9h às 18h.

De acordo com as normas técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o asfalto borracha e o micro revestimento só podem ser fabricados, transportados e aplicados com a temperatura superior a 10°. Como estamos no período de inverno, com temperaturas muito baixas, o asfalto aplicado não atinge o grau de compactação. Com isso, a qualidade da obra diminui. “Estamos fazendo uma obra dentro do padrão exigido pelas normas técnicas” , destaca João Eduardo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do frio intenso, no período noturno há outros agravantes, como a pouca visibilidade e motoristas que não respeitam a sinalização, colocando em risco os trabalhadores e usuários da Via Expressa. “Na maioria das vezes os motoristas não respeitam a sinalização e invadem as áreas sinalizadas, podendo ocasionar um grave acidente” , completa o diretor-geral de Manutenção Viária.

Todo o planejamento do recapeamento é feito em conjunto pela prefeitura, Transcon e consórcios responsáveis pela obra para causar o mínimo de impacto no trânsito da Via Expressa. A orientação é para que os motoristas usem rotas alternativas no horário em que as obras estiverem sendo feitas.