Polícia Militar reforça ações de prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa, em Betim

0
683
Anselmo UBL

No próximo sábado, 19, a equipe da Base de Segurança Comunitária (BSC), da 177ª Companhia da Polícia Militar do 66º BPM, instalada no Bairro Novo Amazonas, vai reforçar as atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama, desenvolvidas pela Prefeitura de Betim para celebrar o Outubro Rosa. Enfermeiros e agentes de saúde da PM estarão na rua 10 de abril, no Novo Amazonas, das 10h às 14h, orientando a população sobre importância do autoexame e oferecendo diversos atendimentos, entre os quais glicemia capilar, aferição de pressão arterial até exames que possam revelar nódulos mamário, que devam ser investigados.

De acordo com o comandante do Setor 4 do 66º BPM, tenente   Heider Ordelino de Souza , a iniciativa visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele destacou que os militares aderiram à campanha “Outubro Rosa” do Ministério da Saúde, pois considera fundamental orientar as mulheres sobre formas de prevenir, identificar e tratar a doença.

“Entendemos que abordar esse assunto é também uma forma de oferecer segurança à população. A prevenção sempre foi a melhor arma da população. E a ação cívica vai de encontro a um dos objetivos da Polícia Militar, que é o cuidado com a população mineira”, afirmou. O comandante ainda salientou que a iniciativa visa potencializar a aproximação da PM e a comunidade, estreitando laços de confiança e respeito, visando um olhar mais profundo e a manutenção da ordem pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outubro Rosa


O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência deste tipo de câncer tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade. Na população feminina abaixo de 40 anos, ocorrem menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres, enquanto na faixa etária a partir de 60 anos o risco é 10 vezes maior.

Em Betim, o número de casos de óbito pela doença vem caindo nos últimos três anos, tendo ocorrido 31 casos em 2016, 29 casos em 2017 e 27 casos em 2018, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do município.

Os números revelam a magnitude do agravo e a necessidade de investimento em ações de prevenção, por meio do controle dos fatores de risco conhecidos e da promoção de práticas e hábitos de vida saudáveis. Praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar, ou reduzir, a exposição a agentes nocivos como álcool e tabaco. Amamentar é também um fator protetor.

As estratégias para a prevenção de casos graves de câncer de mama são o diagnóstico precoce, que se refere à abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença, e o rastreamento dirigido às mulheres na faixa etária alvo, em que o balanço entre os benefícios e riscos dessa prática é mais favorável. A mamografia de rotina está recomendada para mulheres de 50 a 69 anos e é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

Dados referentes a residentes de Betim de Neoplasia de mama (Cid C50)

Dados referentes a residentes de Betim de Neoplasia de mama (Cid C50)
Faixa Etária2016201720182019
20-290010
30-392432
40-4941036
50-5910596
60-694365
70-796143
80 e+5611
Total31292723
Fonte: SMS/Betim/SVE