Parada do Orgulho LGBT agita Contagem no domingo (6)

0
1104

Haverá ato político, apresentações artísticas e passeata pelas ruas da cidade, “Pelo direito de ser e viver”

“Pelo direito de ser e viver”   é o tema da 13ª Parada do Orgulho LGBT de Contagem, que acontece neste domingo (6). A concentração do evento será na praça Iria Diniz, a partir das 13h. No local haverá ato político e apresentações artísticas.

í€s 16h, com as duas pistas fechadas da avenida João César de Oliveira, os trios elétricos conduzirão a multidão até a praça Paulo Pinheiro Chagas, onde os manifestantes farão o contorno e retornarão para o mesmo local do início da passeata. Das 18h às 20h será a atividade cultural de encerramento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os organizadores, estima-se que mais de 50 mil pessoas participem do evento. A 13ª Parada do Orgulho LGBT é promovida pela Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem (Cellos-Contagem) e conta com o apoio da prefeitura. Para garantir a segurança do evento, Transcon e Guarda Municipal estarão no local.

Realizado desde 2005, o ato público preserva seu caráter político sem perder a dimensão festiva. Vários artistas locais e da região metropolitana subirão ao palco e nos trios para contribuir de forma alegre e engajada com as pautas do movimento LGBT.

De acordo com o gerente de diversidade sexual, Sergio Rosa Riani, o tema da parada deste ano é uma resposta afirmativa da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) ao direito de livre orientação sexual e identidade de gênero e, ao mesmo tempo, uma denúncia contra a violência e morte deste segmento da população.

“O Brasil é um dos países com maior número de assassinatos de LGBTs no mundo, principalmente de travestis e transexuais, pela situação de vulnerabilidade. A Parada LGBT de Contagem alerta para a necessidade do respeito e reconhecimento das identidades, bem como pela garantia de uma vida com dignidade, sem a constante ameaça de violência e medo da morte, uma triste realidade para boa parte desta parcela da sociedade” , ressaltou Riani.
 
Programação:

Concentração: a partir das 13h na praça Iria Diniz (av. João César de Oliveira, 2889 – Eldorado). Ato político e apresentações artísticas até 16h

Passeata: saída às 16h com percurso pela avenida João César de Oliveira, contorno na praça Paulo Pinheiro Chagas (av João César de Oliveira, 3003, Novo Eldorado) e retorno ao mesmo local da concentração inicial

Encerramento: das 18h às 20h na praça Iria Diniz. Apresentações de Djs no palco e trios elétricos