ONU reconhece o trabalho do Festival Gastronômico Igarapé Sabor

0
174

Igarapé Sabor recebe menção honrosa da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no “Concurso Saberes e Sabores: as Mulheres Rurais no resgate da alimentação tradicional saudável e na proteção à biodiversidade”.

Ao todo foram 170 participantes de países da América Latina e do Caribe, concorrendo nas categorias Receitas e saberes gastronômicos, e Empreendimentos agrícolas. Desse total, foram dois vencedores e dez menções honrosas para cada categoria, somando 20 distinções, das quais o Brasil ficou com 11. Das 11 menções feitas ao Brasil, Minas Gerais ficou com duas, das quais, uma com Igarapé.

“Como sempre, Igarapé Sabor nos enche de orgulho. Esse reconhecimento da ONU é mais uma prova do valor e da riqueza da  culinária de raiz, que nosso festival não deixa cair no esquecimento, recordando, a cada edição,  receitas, costumes, e ingredientes utilizados por nossos antepassados”. O relato entusiasmado é da secretária municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Igarapé, Valdirene Braga, ao comentar a distinção feita pela Organização das Nações Unidas à festa gastronômica igarapeense.

Saberes e Sabores

 O Concurso Saberes e  Sabores é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da ONU Mulheres. A premiação busca valorizar o papel das mulheres rurais na produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos. Outro objetivo é reconhecer seus conhecimentos ancestrais e atividades de empreendedorismo que protegem a diversidade biológica. O prêmio integra a campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos, implementada pelas duas agências da ONU e parceiros do governo brasileiro.

Igarapé Sabor 2019

O III Festival Igarapé Sabor 2019 – Mestras e seus Temperos será  realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho, na Praça Miguel Henriques da Silva.  Na quinta e sexta-feira, o evento ocorrerá das 18h às 23h; no sábado, das 8h às 23h; e no domingo, último dia da festa, das 8h às  18h.

 

Realizado pela Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, o evento ocorre em parceria com a Associação das Mestras da Culinária de Igarapé – Asmeci.

 

Além da Alameda das Mestras, a Praça das Quitandas, com fogões a lenha e fornos de barro gigantes, é outro atrativo que conquista o público do Igarapé Sabor. Durante todos os dias do evento, no espaço das tradicionais quitandeiras da cidade tem sempre broas e biscoitos quentinhos acompanhados de chás e café fresquinho.