Mutirão de castração pretende atingir 5.000 cães e gatos em Betim; cidade contará com Castra Móvel a partir de fevereiro

0
3701
Divulgação

O mutirão de castração foi retomado pela Superintendência de Proteção e Bem-estar Animal (Sepa), ligada à Secretaria Municipal de Gabinete. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira, 18, e seguem até junho deste ano. A meta é esterilizar 5.000 pets em Betim. De 2019 até este ano, 3.000 animais, entre cães e gatos, já foram castrados por meio da superintendência.

Em fevereiro, a superintendência contará com o auxílio de um castramóvel, que levará esse atendimento para as regionais da cidade, podendo realizar até 200 procedimentos por dia.

A castração é simples, sem complicações e indolor. O animal é sedado e o tempo da cirurgia pode variar entre 15 e 30 minutos. Enquanto o pet se recupera da anestesia, a família é orientada quanto aos cuidados e medicamentos necessários. “Atualmente, 3.000 pessoas aguardam para fazer o procedimento gratuito. Nossa meta é zerar essa fila de espera e, a partir de 2024, começar a colher os frutos deste trabalho, com o início da redução da população de animais de rua em Betim”, afirmou Roberta Cabral, superintendente da Sepa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para solicitar a castração gratuita, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto, além de comprovante de endereço e de renda. O procedimento só é oferecido aos moradores de Betim e às famílias que ganham até três salários mínimos. “Nesta ação, serão castradas cadelas, entre 6 meses e 8 anos, com mais de 2 quilos. No caso de gatos e gatas, o procedimento será realizado, a partir dos 6 meses, independentemente do peso, conforme orienta o Conselho Federal de Medicina Veterinária”, explicou Roberta Cabral.

Outros serviços

Divulgação/PMB

Além da castração, a Sepa oferece atendimento clínico veterinário de urgência de baixa complexidade para cães e gatos, resgata e oferece abrigo aos pets abandonados e que sofrem maus tratos em Betim. “Hoje, cuidamos de 200 pets, mas é preciso ter uma rotatividade para podermos receber outros animais que precisarem dos nossos serviços”, disse Roberta Cabral, superintendente da Sepa.

Agendamentos

Para agendar uma consulta no espaço, que fica no Parque de Exposições, no bairro Angola, a população pode entrar em contato pelo número (31) 3531-3660. Já para solicitar a castração, o número é o 3593-8132.

Em Betim, para fazer denúncias contra maus tratos e casos de abandono, ligue para a Sepa, no telefone (31) 99830-2954.