Monte Carmo vai sediar Encontro Internacional de Capoeira

0
1034

Grandes nomes do Brasil e do exterior vão se reunir no próximo dia 30 de abril no Monte Carmo Shopping para a realização do Encontro Internacional de Capoeira. Organizado pelo Centro Cultural e Social Cais da Bahia, sediado em Betim, o evento quer ampliar o conhecimento da capoeira pelos não praticantes da modalidade, além de propagar todas as outras manifestações afro-brasileiras relacionadas a ela.

De acordo com Sílvio Cesário, conhecido como mestre Chocolate, fundador da entidade, o objetivo é aumentar o reconhecimento e a valorização desse patrimônio cultural. O encontro já é uma tradição na cidade, mas acontece pela primeira vez no Monte Carmo, que foi escolhido devido à sua localização estratégica. “Queremos divulgar a nossa cultura para pessoas que não entendem como ela acontece. Vamos levar a capoeira para todos os públicos: homens, mulheres, crianças e idosos”, pontua Silvio.

As apresentações, que acontecem entre 14h e 19h no estacionamento do mall, são gratuitas e abertas ao público em geral. Antes do início do evento, o conceituado mestre irá ministrar uma grande aula de capoeira para os participantes. Cerca de 300 pessoas são esperadas para a data. Não é necessário se inscrever. “É um prazer para o Monte Carmo Shopping ser palco desse encontro, uma vez que temos a difusão da cultura para o povo betinense como um de nossos pilares. Entendemos e valorizamos muito manifestações como essas”, ressalta Maíra Santos, gerente de marketing do mall.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o Cais da Bahia

O Centro Cultural e Social Cais da Bahia foi criado em abril de 1990 por Sílvio Renato Cesário dos Santos, conhecido como Mestre Chocolate, no intuito de promover a cultura afro-brasileira, utilizando-a como meio de resgatar crianças, jovens e adultos da vulnerabilidade social  transformando a realidade dos mesmos através da capoeira, maculelê, jongo, samba, frevo, forró, maracatu. Atualmente são cerca de 5 mil integrantes pelo Brasil e Estados Unidos.

 

Confira a programação completa:

14h Abertura com aula coletiva

15h30 Apresentação dos convidados

16h Roda livre

17h Formatura e troca de graduações

18h30 Samba de roda

19h Maculelê

 

ENCONTRO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA

DATA: 30 de abril

LOCAL: Estacionamento coberto do Monte Carmo Shopping

HORÁRIO: das 14h às 20h