Mineradora conclui simulado de emergência em Igarapé e São Joaquim de Bicas

0
2201

A Mineração Morro do Ipê concluiu a série de quatro simulados de emergência nas comunidades de Igarapé e São Joaquim de Bicas. Desde março, a mineradora promove a realização dos simulados na região. Os treinamentos contaram com a participação de 40% dos moradores cadastrados dos 26 bairros da zona de autossalvamento (ZAS). A realização dos simulados é uma obrigação legal e uma medida preventiva, que tem por objetivo orientar a população sobre como agir em caso de uma emergência. As barragens da Morro do Ipê são consideradas estáveis e monitoradas diariamente.

O quarto e último simulado de emergência foi realizado nesse sábado (29) nos bairros São Sebastião, Cidade Jardim, Novo Horizonte e Panorama (Igarapé) e Campina Verde, Santa Rita, Casa Grande, Centro, Tereza Cristina, Boa Esperança, Santa Tereza e região industrial (São Joaquim de Bicas). A simulação começou às 10h, com o acionamento das sirenes, e durou pouco mais de 50 minutos. O exercício contou com a participação de 212 moradores da região. Também estiveram presentes representantes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Municipal , Polícia Militar de Minas Gerais e representantes do poder público.

Sirenes fixas foram testadas nesse último simulado. A empresa está finalizando a instalação das demais sirenes permanentes na Zona de Autossalvamento. Até o fim de julho serão realizados os testes com os equipamentos definitivos. As datas ainda serão divulgadas.

Em 2018, a Morro do Ipê iniciou a obra para instalação de um novo sistema de tratamento de rejeitos de minério de ferro por meio de um processo de filtragem, eliminando a necessidade de barragens para disposição de rejeitos.

Simulados em números

26 bairros

35 pontos de encontro

2.639 moradores cadastradas

1.046 participantes

40% de adesão

1º Simulado – 30 de março

Bairros: Aparecida, Candelária, Maracanã e Nova Esperança (Igarapé)

Participação de 72% dos moradores cadastrados

2º Simulado – 27 de abril

Bairros: Cidade Nova, Ouro Preto, Novo Horizonte, Miriti e Imperial (Igarapé)

Participação de 48% dos moradores cadastrados

3º Simulado – 1º de junho

Bairros: Jardim das Roseiras, Progresso, JK e Industrial (Igarapé)

Participação de 40% dos moradores cadastrados

4º Simulado – 29 de junho

Bairros: São Sebastião, Cidade Jardim, Novo Horizonte e Panorama (Igarapé) e Campina Verde, Santa Rita, Casa Grande, Centro, Tereza Cristina, Boa Esperança, Santa Tereza e região industrial (São Joaquim de Bicas)

Participação de 27% dos moradores cadastrados