
Os usuários do transporte metropolitano de São Joaquim de Bicas receberam uma boa notícia nesta quinta-feira (6). O prefeito Matheus Resende anunciou, por meio de suas redes sociais, a incorporação de dez novos ônibus para atender as linhas intermunicipais, incluindo a rota entre São Joaquim de Bicas e Belo Horizonte. Os novos veículos substituirão os antigos, que estavam obsoletos.
A medida visa proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que dependem do transporte para se deslocar a cidades como Betim e Belo Horizonte. Atualmente, as linhas são operadas pela Viação Novo Retiro, concessionária responsável pelo serviço na região.
Segundo Matheus Resende, a substituição dos veículos é resultado de cobranças feitas por ele junto ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) durante uma reunião nesta semana.
“Estou aqui ao lado do secretário de Transportes, Toninho, na Viação Novo Retiro, e acabaram de chegar dez novos ônibus para atender aos itinerários do nosso município para cidades como Betim e Belo Horizonte. Isso é fruto da cobrança que fizemos na terça-feira, no DER-MG e na Seplag, mas sabemos que isso não soluciona todo o problema do transporte metropolitano. Por isso, vamos seguir cobrando melhorias para os usuários de São Joaquim de Bicas”, destacou o prefeito.
Acordo de modernização

A renovação da frota faz parte de um acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A iniciativa contou com a intermediação da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).
De acordo com o Governo de Minas Gerais, até o final de 2025, 850 novos ônibus serão incorporados à frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), garantindo melhorias significativas na mobilidade urbana.