Mais de 20 espaços em Betim são contemplados pelo programa “Adote uma Área Pública”

0
228
Divulgação/PMB

Trabalhando por melhorias para a cidade, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), chegou a 25 contratos de adoção de praças por meio do programa “Adote uma Área Pública”. O objetivo da iniciativa é promover a preservação do meio ambiente, a conservação do bem público e, ao mesmo tempo, oferecer mais qualidade de vida à população. Para isso, convida a população e a iniciativa privada para, junto com o município, cuidar de áreas verdes como praças, parques, jardins e canteiros centrais, proporcionando manutenção e embelezamentos desses espaços.

Dentre as 25 áreas adotadas na cidade, o programa abrange nove praças, cinco canteiros, dez áreas verdes e um lote público. A ação permite que qualquer cidadão, associação de bairro, escola, estabelecimento comercial, sindicato, empresa, indústria ou Organização Não Governamental (ONG) possa cuidar do espaço A partir da adoção, o adotante deve assumir o compromisso de cuidar da área pública, conservando-a por meio de serviços de manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas.

Aquele que aderir ao programa contará com um desconto de até 20% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por colaborar com o meio ambiente e contribuir com o aumento das áreas verdes do município, bem como propiciar o aumento dos espaços de convivência, além de fomentar a arte, a cultura, o esporte e a cidadania. Como contrapartida, o adotante poderá explorar publicidade para seu empreendimento no espaço adotado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Percebemos o engajamento da sociedade, quando se atribui um novo sentido a isso, para contribuir com o cuidado com a área pública e, dessa forma, se sentir pertencente a ela. O Adote uma Área Pública vem sendo realizado com muito sucesso e, a cada dia, ele cresce. Entendemos que é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade’’, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu.

Outras informações sobre a adoção de áreas públicas podem ser obtidas na Semmad, pelo telefone 3512-3173, ou pessoalmente (rua Pará de Minas, 640, Brasileia).