Justiça determina que Prefeitura de Betim faça demolição de imóveis localizados em área de risco no Jardim Teresópolis

0
346
Imagem ilustrativa

Cumprindo determinação da Justiça, a Prefeitura de Betim demolirá uma área construída, popularmente conhecida como Beco Fagundes, no bairro Jardim Teresópolis. O local, que possui extensão de cerca de 14.200 metros quadrados, foi caracterizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) como de muito alto risco geológico. O laudo foi constatado pela Defesa Civil do município.

Em janeiro de 2020, um expressivo volume de chuvas atingiu a cidade, provocando danos como um grave deslizamento de terra na região que culminou na morte de seis moradores – dois deles do Beco Fagundes – e no colapso de diversas edificações da área. Desde então, várias pastas da administração municipal, como Assistência Social, Defesa Civil, Habitação, dentre outras, se mobilizaram para acompanhar de perto os moradores do local e realizar as ações necessárias. Com isso, a prefeitura realocou as famílias moradoras da área, porém muitas delas retornaram ao Beco, o que agrava a situação diante da possibilidade de novos acidentes.

Agora, para descaracterização total da área de risco e preservação da vida da população local, 75 casas – 27 delas ainda ocupadas – e dois prédios serão demolidos. Para essas famílias que ainda vivem no local, a prefeitura oferece duas possibilidades: a inclusão no programa Aluguel Social ou a mudança imediata para casas populares construídas pela gestão municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE