Na última semana, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a operação “Carga Pesada”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em roubo de cargas e sequestro de motoristas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Quatro integrantes do grupo criminoso foram presos durante a ação – três deles cumpriam pena em regime de prisão domiciliar.
As investigações, conduzidas pelo Departamento Estadual de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), tiveram início após um assalto seguido de sequestro registrado em junho deste ano, no município de São Joaquim de Bicas. Na ocasião, quatro motoristas foram feitos reféns pela quadrilha, que utilizava armas de fogo para intimidar as vítimas.
De acordo com o delegado Roberto Veran, responsável pelo caso, os criminosos tinham como alvo principal mercadorias de alto valor, como eletroeletrônicos. “Uma parte do grupo era responsável pelo sequestro dos motoristas, enquanto outra realizava a apropriação e o transbordo da carga”, explicou. As vítimas permaneciam sob poder dos suspeitos por várias horas, submetidas à violência e ameaças constantes.
Ainda segundo o delegado, o prejuízo estimado causado pelo grupo é de aproximadamente R$ 500 mil. Durante a operação, realizada na terça-feira (17), a PCMG cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em diferentes localidades da RMBH.