
Proporcionar ao público adulto uma nova experiência: aprender a fazer um filme. Esse é o objetivo do projeto Som, Câmera e Ação, que, na sua 2ª edição, acontece em Igarapé e traz como temática os “Saberes Tradicionais”. A iniciativa vai oito pessoas com mais de 45 anos para participarem de uma oficina de cinema gratuita, com orientação do cineasta Cris Azzi. Após a oficina, o projeto retorna à cidade para exibir o filme em um cinema ao ar livre. O projeto Som, Câmera e Ação conta com patrocínio da Mineração Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização do Instituto Morada Vivas e apoio das Prefeitura de Igarapé.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas termina nesta segunda-feira
(31), por meio de formulário on-line no Instagram @somcameraeacao. Não é preciso ter experiência em cinema ou saber manusear os equipamentos. A oficina em Igarapé acontecerá no período de 15 a 18 de agosto. Em Mateus Leme, a atividade será realizada entre os dias 22 e 25 de agosto.
O “Som, Câmera e Ação” proporciona aos participantes uma imersão no audiovisual, na qual poderão vivenciar todas as etapas da realização de um filme. “O objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência no mundo do cinema, por meio de uma oficina em que as turmas são convidadas a pensar coletivamente sobre como contar uma história e a desenvolver o filme, desde a ideia ao roteiro, filmagem, edição, lançamento e exibição”, explica Cris Azzi.
O cineasta também sublinha que destinar o projeto às pessoas com mais de 45 anos tem sido uma experiência muito rica e diversa. A iniciativa já passou por Itaúna, Itatiaiuçu e Ipatinga. “Os adultos colecionam muitas memórias e bagagens, aventuras de vida, que são naturalmente incorporadas ao roteiro e transformadas em aventuras cinematográficas. A proposta do Som, Câmera e Ação é oferecer a esse público a oportunidade de uma vivência artística, para que possam lidar com o sensível, com as suas subjetividades e histórias, com as culturas dos lugares onde vivem, e transformar esse legado em cinema.”
SABERES TRADICIONAIS
A 2ª edição do projeto traz como temática os “Saberes Tradicionais” e convida os participantes a investigarem sobre o patrimônio cultural das comunidades onde vivem. Em Igarapé, os alunos irão desenvolver um filme a partir das mestras da culinária, consideradas parte do patrimônio do município por preservarem a memória gastronômica e cultural. Muitas delas aprenderam a cozinhar com suas mães e avós, e ainda mantêm costumes e tradições, como o uso de ingredientes cultivados nos quintais de casa, colhidos quase na hora de ir para o prato.
“Esses são os pontos de partida para os alunos pensarem os filmes. A forma como a narrativa será desenvolvida será construída com autonomia, a partir das escolhas que a turma fará dentro desses universos”, comenta Cris Azzi. Com o filme pronto, o projeto entra na etapa de exibição, e um caminhão leva às cidades onde as oficinas aconteceram uma grande estrutura, com tela de cinema, projeção e som, e exibe o filme para a comunidade, de forma gratuita e democrática. As produções também são disponibilizadas em uma plataforma on-line, para que pessoas de outras cidades e estados possam acompanhar e viver essa experiência cinematográfica. “Nessa fase, o projeto completa um ciclo importante do cinema, que é produzir, contar histórias e fazer com que essas histórias cheguem ao público”, destaca Cris Azzi.
Oficina de cinema do projeto Som, Câmera e Ação
Igarapé
Inscrições: até 31 de julho, por meio de formulário on-line no Instagram @somcameraeacao ou presencialmente, nos locais das oficinas.
Público-alvo: pessoas com mais de 45 anos, moradores das cidades.
Mais informações pelo WhatsApp: (31) 9 8357-8617
Realização das Oficinas:
Igarapé: de 15 a 18/8
Local: Casa de Cultura de Igarapé
Rua São Vicente 1.100, Três Poderes, Igarapé (MG)




