Betim e outras 729 cidades de Minas Gerais estão sob alerta de tempestade nesta quarta-feira (9), segundo comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta prevê chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm ao longo do dia, além de ventos que podem atingir até 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo.
O aviso, que é válido até a manhã desta quinta-feira (10), destaca o risco de tempestades com rajadas de vento e precipitações significativas, o que pode causar danos em diversas áreas. Entre os potenciais prejuízos estão cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Diante dessas condições, o Inmet orienta a população a tomar medidas preventivas, como evitar abrigar-se debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outro cuidado importante é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante a tempestade.