Inhotim recebe Festival de Gastronomia com participação de Bela Gil e outros renomados chefs

0
342
Rossana Magri

Acontece entre os dias 30 de setembro e 1° de outubro, a segunda edição do Festival Fartura em Inhotim, em Brumadinho, no maior museu a céu aberto da América Latina. Desta vez, a gastronomia originária brasileira será o ponto de partida da curadoria, que traz sabores da Amazônia a Minas Gerais, além de um convidado de Portugal, berço da cultura nacional. 

Evento será realizado no espaço da obra externa Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, onde a gastronomia terá interação com a obra do artista e com o Centro Educacional Burle Marx. É esperado um público de duas mil pessoas por dia, que terá opções de pratos e petiscos nos estandes de restaurantes convidados; além de cozinhas ao vivo – quando o chef prepara os pratos na hora e todos podem provar; haverá também espaço para aulas; a Mercearia Fartura, com produtos de origem; um espaço kids destinado aos pequenos; e um palco com shows musicais e DJs embalando a programação.

Entre os nomes já confirmados, estão: Bela Gil, uma chef que traz muito da culinária brasileira para sua cozinha; Marcia Nunes, Rodolfo Mayer, André Prates, Gabriel Trillo, Paulo Anijar, Débora Shornik, Leo Modesto, Kamira, cozinheira indígena do Xingu, Christiano Seabra, Cristóvão Laruça, Ju Duarte, Mariana Gontijo e Caio Soter. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Durante todo o ano, trabalhamos com o tema que mais norteia a Plataforma Fratura: ‘Da origem ao prato’. E nada poderia exemplificar melhor esse conceito que trazer para a pauta a discussão da comida originária brasileira. A comida que sempre existiu, que estava aqui alimentando os povos tradicionais muito antes da chegada dos portugueses”, explica Rodrigo Ferraz, diretor da iniciativa. 

Para Carolina Daher, que divide a curadoria com a chef Morena Leite, será um encontro enriquecedor: “Fomos beber nas águas amazônicas. Estamos trazendo chefs e cozinheiros que trabalham com as riquezas das matas, com as histórias e tradições tanto indígenas, quanto ribeirinhas. Falar sobre ingredientes e técnicas brasileiras na sua essência e que, muitos de nós, desconhecemos. Trazer a Amazônia para Minas Gerais. O encontro das matas da floresta com os matos dos quintais”, comenta.

A primeira edição do Festival Fartura em Inhotim aconteceu em maio de 2022 e teve a formação e educação gastronômica como tema central. Desta vez, sempre em convergência com a inovação presente em ambas as iniciativas, a sustentabilidade será um grande pilar, trazendo ingredientes e receitas não tão conhecidos pelo público.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

Thiago Morandi

O Festival Fartura em Inhotim é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Gasmig. Tem o patrocínio da Electrolux, Forno de Minas e Stella Artois,  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. E conta com o apoio do Sebrae Minas.

O Festival é realizado pela Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil,  Governo de Minas Gerais e Governo Federal.

Festival Fartura em Inhotim

30 de setembro e 1° de outubro, das 10h às 17h.

Ingressos: para acessar o evento, é necessário adquirir o ingresso do Inhotim(https://www.inhotim.org.br/). O acesso ao evento é gratuito para quem estiver no Museu, sujeito à lotação do espaço.

Local: Instituto Inhotim (Rua B, 20, Inhotim – Brumadinho, MG).

Mais informações:

farturabrasil.com.br

Instagram.com/FarturaBrasil 

INFORMAÇÕES GERAIS  

INSTITUTO INHOTIM 

 

Horários de visitação: de quarta-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. 

    
Entrada: R$ 50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam entrada.      

 

Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.  

 

Opções de transporte regular