Igarapé: Prefeitura garante kit escolar gratuito para 5.380 alunos

    0
    958

    Igarapé:

    Desde a primeira distribuição, em 2010, o número de alunos que recebem o material cresceu 77%

    Na primeira semana da volta às aulas de 2016 e pelo sétimo ano consecutivo, a Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega de kits de material escolar aos 5.380 alunos da rede municipal de ensino. Uma ação que integra os constantes investimentos na educação do município e proporcionam às famílias mais conforto e economia. Foram adquiridas seis versões de kits, que atendem diferentes faixas etárias, desde o 1º período até o 5º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 18 unidades de ensino foram beneficiadas. Os conjuntos de materiais distribuídos contêm cadernos de desenho, de brochura e aramados, cola, lápis preto e de colorir, borrachas, régua, giz de cera, tesoura e apontador.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Desde a primeira entrega, que aconteceu no ano de 2010, a quantidade de kits distribuídos aumentou 77,6%. “O aumento é consequência da oportunidade de acesso ao ensino no município”, explica o secretário de Educação Paulo Sérgio Mendes. Segundo ele, a construção, reforma e ampliação de escolas em Igarapé fez com que o número de alunos matriculados aumentasse ao longo desses anos, o que também fez com que os investimentos em transporte escolar, merenda, insumos e folha de pessoal também crescessem. “Mesmo com um cenário econômico desfavorável, conseguimos manter os investimentos na área da educação e, com uma boa gestão e economia, mantivemos a compra dos kits escolares”, conta o secretário.

    Entre as crianças que receberam os materiais está Ana Luisa Teixeira de Oliveira, de nove anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Mestra Donana. Ela conta que estuda na rede pública há seis anos e que recebeu o kit todos os anos. “É muito legal ganhar todos estes materiais. E sei que ajuda muito os pais, que gastam menos dinheiro”. Quando questionada sobre o que mais gosta no kit, ela diz que é dos cadernos. “Eles são muito bons e muito úteis também, porque usamos muito”, afirma a garota com um sorriso no rosto.

    Ampliação da rede

    O aumento no número de kits escolares distribuídos é proporcional à ampliação da rede municipal de ensino de Igarapé. Desde 2010, a Prefeitura já entregou quatro novas unidades, ampliou oito, reformou 10 e transferiu duas para locais com melhores estruturas. A próxima escola a ser entregue – no dia 26 de fevereiro – é a do bairro Fernão Dias, que vai atender alunos de um a cinco anos. Atualmente, ainda estão em construção duas escolas infantis, no Vale do Amanhecer e no Resplendor, e a sede da antiga escola estadual do Jardim das Roseiras passa por reestruturação para se tornar uma escola infantil.

    A Prefeitura ainda instalou, em escolas do município, 10 laboratórios de informática e sete Salas de Recursos, ambientes especializados que auxiliam na formação e aprendizado de alunos com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais, entre outras. Ampliou as linhas de ônibus, de sete para 29 e desde 2009, os alunos passaram a receber duas merendas por turno, acompanhadas por nutricionistas.

    Leia também:

    Três candidatos devem disputar a Prefeitura da cidade